Para aqueles que querem uma resposta rápida para essa pergunta, o termo Help Desk é o correto.

Se você também tinha essa dúvida, se era Help Desk ou Helpdesk, fique sabendo que ela é mais comum do que parece e que essa confusão não acontece somente aqui no Brasil. Confira abaixo.

“Help desk é um serviço de atendimento ao cliente que centraliza as solicitações, esclarecimentos, reclamações e registros de problemas relacionados aos produtos e serviços da empresa. A palavra Help Desk vem do inglês e significa literalmente ‘balcão de ajuda’.”

No Mundo

De acordo com o Google Trends, uma ferramenta que mostra os termos mais populares buscados no Google, no mundo, a palavra ‘Helpdesk’, até Julho de 2009 tinha mais procura do que o termo ‘Help Desk’. Após essa data ocorreu uma inversão de procura dos termos.
Os países que mais procuram o termo pela grafia errada são aqueles que não têm a língua inglesa como a oficial (Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Cingapura).

Outro dado interessante é que, em 2017, os termos mais buscados com essas palavras (Help Desk ou helpdesk) são ‘IT’, ‘Software’ ‘Support’ e ‘Service’. Isso mostra que as empresas estão mais preocupadas em atender melhor seus clientes e estão buscando sistemas ou soluções de Help Desk para fazer isso.

Help Desk ou Helpdesk - mundo palavras

No Brasil

Aqui no Brasil, apesar de toda a dúvida de “qual termo usar“, de acordo com o Google Trends, o termo mais buscado sempre foi o ‘Help Desk’, porém houve uma queda significativa de procura nos últimos anos.

São Paulo é a estado com maior procura pelos termos, o que pode ser justificado pelo fato da cidade de São Paulo ser um pólo comercial e possuir muitas empresas.


E nos últimos dois anos os termos mais buscados com a palavras Help Desk ou helpdesk, foram ‘software’, ‘service’, ‘sistema’ e suporte, igual a tendencia mundial.

No final das contas, não se preocupe se você buscou por Help Desk ou Helpdesk, por que o Google irá retornar resultados bastante semelhantes.

Agora que você já sabe qual a grafia correta da palavra Help Desk, convido você a conhecer o Acelerato: Sistema de Help Desk/Service Desk.

O Sistema Acelerato atua em todas as etapas do Atendimento. Da abertura de Chamados pelo Cliente, passando pelo Atendimento do Agente, até a análise de relatórios feitas pelo Gerente. É um sistema totalmente WEB, sou seja, você pode acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer momento e que possui integração completa com gestão de projetos, chat e redes sociais.