Seja bem vindo ao Papo Rápido do Acelerato, sistema em nuvem de help desk e gerenciamento de projetos e hoje Larissa Ramos fala sobre Geomarketing.

O Geomarketing, também conhecido como marketing geográfico é uma forma de marketing na qual os dados são lidos em sua relação com o espaço geográfico.

A partir da utilização de diversas ferramentas diferenciadas é possível que seja feita uma análise das tendências do mercado, fazer o monitoramento das atividades da concorrência e com isso lançar as campanhas publicitárias corretas.

O Geomarketing permite a uma empresa conhecer melhor o seu Mercado, potencializando melhorias no seu desempenho através da adaptação do Marketing a cada segmento de Mercado identificado e delimitado geograficamente, e com isso reconhecer quais os locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço.

A análise de informação de Marketing sob a forma de mapas tem como principal vantagem um aumento substancial de eficácia na tomada de decisões, dado que possibilita uma análise mais rápida, intuitiva e prática de informações complexas.

Este aumento de eficácia na análise resulta da maior facilidade com que se visualiza o comportamento e as relações entre variáveis, como por exemplo: é possível mapear a aceitação do produto dentro de uma área estabelecida, controlar a relação dos preços com o consumo, verificando onde é possível trabalhar com preços maiores ou menores de acordo com as características locais.

É possível desenvolver peças publicitárias que falem diretamente ao público de determinado local, tendo assim uma maior efetividade.

E também permite uma melhor logística de distribuição ao se ter conhecimentos específicos sobre a demanda de cada local determinado, melhor distribuição dos pontos de venda, depósitos e centrais de distribuição e rotas de atendimento ao cliente.