Segundo o dicionário Michaelis, Líder significa: 

1) Pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer. 2) Pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas

Ou seja, o líder tem um papel especial, pois é ele quem irá ajudar sua equipe a alcançar o sucesso. Diante disso, nós decidimos trazer 10 indicações de livros sobre o tema, visto que não basta apenas ter o “espírito de liderança”, é necessário que o conhecimento caminhe junto diante das dificuldades.

1 – O Gestor Eficaz 

Autor: Peter F. Drucker 

O livro O Gestor Eficaz (1966) é a tradução do título original em inglês The Effective Executive. Na obra, ele explica os detalhes do que os gerentes devem realizar e como podem conceituar seu trabalho, além de dar dicas de como ter uma percepção produtiva sobre o que você faz. Conhecido como o “pai da gestão moderna”, o autor Peter F. Drucker é responsável por fazer previsões acertadas de tendências marcantes, como a descentralização, a privatização e o desenvolvimento da sociedade da informação.

Por isso, esse livro é considerado essencial para qualquer executivo, desde os mais novatos até os que já se consideram claramente eficientes.

Amazon

2 – Comece Pelo Porquê

Autor: Simon Sinek

Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê.

Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes. Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles.

Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.

Amazon

3 – Liderança e propósito: O novo líder e o real significado do sucesso

Autor: Fred Kofman

Em um livro revolucionário que revela os segredos de como envolver e manter as pessoas em uma organização, construindo times mais fortes e coesos, Fred Kofman explora o que é preciso para se tornar não apenas um bom líder, mas um líder transcendente. Liderança transcendente não tem muito a ver com educação ou treino, afirma Kofman.

Apesar de ser PhD em economia e ter ensinado no MIT (Massachussets Institute of Technology), ele logo descobriu que as ferramentas da economia simplesmente não funcionavam quando se tratava de motivar os funcionários. Incentivos materiais formam talvez 15% da motivação de empregados.

Os outros 85% derivam da nossa vontade de pertencer – pela convicção de que o que fazemos dia após dia tem alguma importância. Qualquer organização, ele diz, tem em seu cerne um “projeto de imortalidade”, uma missão com propósito enobrecedor. Líderes de verdade ajudam o resto da organização ou time a se conectar a essa missão, qualquer que seja seu lugar na hierarquia. 

Amazon

4 – Gerente Minuto 

Autores: Ken Blanchard e Spencer Johnson 

Este livro revoluciona o conceito de liderança e inaugura a série Gerente-Minuto, destinada a tornar cada vez mais simples e eficaz a prática administrativa. Várias empresas de porte no Brasil e no mundo já adotaram o programa revolucionário criado por Kenneth Blanchard e Spencer Johnson em O Gerente-Minuto, um manual de três regras básicas, muito fáceis de serem aplicadas, que produzem excelentes resultados em um curto espaço de tempo…

Objetivos-Minuto: como estabelecer objetivos e padrões de desempenho e fornecer o feedback de que seus funcionários precisam para realizar suas tarefas melhor; Elogios-Minuto: como obter um alto nível de desempenho e aumentar a produtividade através do reforço positivo; Redirecionamento-Minuto: como recolocar vencedores em potencial no caminho certo para um desempenho superior.

Amazon

5 – O Ego É Seu Inimigo

Autor: Ryan Holiday 

Ele arruinou a carreira de gênios promissores. Mandou pelos ares grandes fortunas e destruiu empresas. Tornou as adversidades insuportáveis e transformou esforço em vergonha. Seu nome? Ego.

O ego é um adversário interno citado por quase todos os grandes filósofos da história, em incontáveis obras de arte, de todas as culturas e todos os tempos.

Em O ego é seu inimigo, Holiday apresenta exemplos reais e inspiradores de pessoas comuns que dominaram o ego, chegaram aos mais altos níveis de poder e sucesso e se tornaram lendas — não pela fama, mas pelo trabalho e legado. Ao perceber a influência negativa do ego e combatê-lo, você será capaz de viver melhor e conquistar resultados mais expressivos. As estratégias e táticas desenvolvidas por essas figuras fascinantes vão ajudá-lo a vencer esse inimigo tão poderoso que nos desafia todos os dias.

Amazon

6 – Quem sabe faz a hora!: Iniciativas decisivas para gestão e liderança

Autor: Mario Sergio Cortella

Competências certas em tempos incertos. Desde a aceleração da globalização no início dos anos 1990, o mundo do trabalho não sofria um impacto tão expressivo. A pandemia do novo coronavírus alterou definitivamente as relações profissionais em todos os sentidos. A necessidade de distanciamento e isolamento adensou alguns movimentos que já vinham se desenhando antes da expansão do vírus, tal como o trabalho a distância (o chamado home office), o uso das novas tecnologias e o fortalecimento do e-commerce.

O sentido de urgência, no entanto, também demandou repensar modos de gestão e operação. Das grandes corporações aos pequenos empreendedores, todos se viram – e ainda se veem – desafiados pelos desdobramentos da pandemia. Desafios reais em tempos virtuais. Nesse contexto, o filósofo Mario Sergio Cortella volta o foco para o mundo do trabalho e, da forma direta e inspiradora que lhe é característica, discorre sobre as competências certas em tempos incertos. 

Amazon

7 – As 21 indispensáveis qualidades de um líder

Autor: John C. Maxwell

Você é um bom líder? Sua equipe se sente motivada com sua liderança? Você está pronto para exercer a liderança? Essas questões fazem parte do dia a dia dos líderes. Entender a liderança e praticá-la são coisas muito diferentes. Conhecer a teoria não é garantia de sucesso. O sucesso está no caráter dos grandes líderes. Em “As 21 indispensáveis qualidades de um líder”, John C. Maxwell mostra como alcançar uma liderança de excelência e como motivar os liderados. Cada capítulo apresenta uma qualidade indispensável com objetivo de levar você a superar o seu potencial.

Amazon

8 – Liderança Tóxica

Autora: Alessandra Assad 

Liderança Tóxica é toda liderança capaz de gerar uma toxina que cause dor de qualquer tipo, seja ela física ou psicológica. O que transforma a dor emocional em toxicidade, porém, é a resposta dada à dor de maneira nociva e não curativa. Para a condução de um processo saudável, o papel do líder é de fundamental importância, independentemente se estamos em uma empresa doente ou não.

Quando líderes reconhecem a ocorrência da dor emocional e intervêm, conseguem reverter situações potencialmente letais no ambiente de trabalho. O livro Liderança Tóxica apresenta um novo caminho por meio da Neuroliderança para que líderes possam entender a diferença entre liderança contagiante e liderança contagiosa, e qual mudança isso tudo pode fazer na vida das pessoas que serão lideradas por eles.

O livro pretende mostrar, pela primeira vez, casos e exemplos reais que fazem um líder tornar-se tóxico quando não entende o propósito, a força do trabalho e o poder que exerce sobre seus liderados com seus memes, atingindo suas vidas pessoais e profissionais, e o quanto ele poderá contribuir para o perfeito equilíbrio entre mente, corpo e espírito, quando souber entender e usar corretamente seus próprios sistemas cerebrais e de seus liderados.

Caso deseje saber mais sobre liderança tóxica, você pode ouvir nosso episódio do Acelerato Podcast aqui!

Amazon

9 – Preciso saber se estou indo bem!

Autor: Richard L Williams 

Sem uma avaliação clara como ponto de referência, as pessoas não conseguem ser produtivas e saber se estão no caminho certo. Preciso saber se estou indo bem! ilustra a importância do feedback através de uma história simples, baseada em pessoas reais que o autor conheceu ao longo de sua carreira como professor e consultor.

Durante uma série de palestras promovidas para os gerentes da empresa onde trabalha, o personagem Scott, que vem falhando como chefe e marido, reconhece o grande impacto que a falta de feedback exerce em sua carreira e em sua vida pessoal. Escrito de maneira dinâmica e repleto de estratégias de fácil implementação, este livro apresenta os quatro tipos de feedback – positivo, corretivo, ofensivo e insignificante –, ensinando quando usar os dois primeiros e como evitar os outros.

Ao aprender esses conceitos, você conquistará mais qualidade em suas relações, estimulando a iniciativa, a responsabilidade e a lealdade entre as pessoas à sua volta.

Amazon

10 – Bons hábitos, maus hábitos: Um método científico para promover mudanças positivas e duradouras 

Autora: Wendy Wood

Com base em três décadas de pesquisas, Wendy Wood apresenta a fascinante ciência de como formamos hábitos – e mostra como desbloquear a mente para realizar as mudanças que buscamos. Neste livro, ela explica que 43% das nossas ações não são escolhas conscientes. Fazemos automaticamente, por hábito.

É assim que respondemos às pessoas ao nosso redor, decidimos o que comprar, quando e como nos exercitar, comer ou beber. Mas sempre que queremos melhorar algo em nós mesmos, contamos com a força de vontade. Insistimos em recorrer ao nosso consciente, na esperança de que a determinação seja capaz de promover mudanças positivas. Por isso é que falhamos tantas vezes. Bons hábitos, maus hábitos é uma combinação potente de neurociência, estudo de casos e relato de experimentos que vai mudar sua maneira de pensar sobre quase todos os aspectos da vida e lhe dar ferramentas concretas para transformar seu dia a dia.

Amazon

Esta lista visa, não apenas o fator liderança na vida de uma pessoa, mas sim, como ela pode melhorar enquanto individuo e como ela pode aplicar o que aprendeu em seu dia a dia profissional, buscando o sucesso de sua equipe. Existem diversos livros que ensinam como um bom líder pode fazer bem para a empresa e que valem uma boa leitura para agregar conhecimento!