Uma gestão de processos eficiente necessita de estratégias para obter resultados alinhados aos objetivos da empresa. Dessa forma, algumas ferramentas se destacam como motivadoras de inovação e produtividade. Uma delas é o design thinking. Você conhece essa metodologia? Acompanhe, a partir de agora, 5 dicas para se beneficiar do design thinking na gestão.

O que é design thinking? 

O “pensamento do design” (tradução do termo inglês para a língua portuguesa) surgiu na década de 1960, baseado em métodos utilizados por designers para criação, focando nas demandas do usuário e na transformação de ideias criativas em soluções realistas, que podem ser testadas e adotadas em um curto prazo.

No começo dos anos 2000, o conceito ganhou notoriedade a partir da consultoria IDEO, capitaneada por David Kelley, professor da Universidade de Stanford, e Tim Brown, autor de um livro sobre o assunto. Ao ser debatida no Fórum Econômico de Davos, em 2006, ficou em destaque e passou a ser adotada em larga escala por empresas de diferentes setores.

E como é possível se beneficiar da metodologia na gestão? Vamos agora às 5 dicas.

Empatia

Se colocar no lugar do cliente é um ponto-chave para o sucesso da utilização do método.  É a partir de um diagnóstico minucioso sobre as “dores” do consumidor que fica viável introduzir o design thinking. E estimular essa atitude faz toda a diferença para tornar o planejamento e a execução de estratégias mais fundamentados, em empresas de todos os portes.

Cocriação colaborativa

O envolvimento de uma equipe diversa – com profissionais que possuem diferentes experiências, habilidades e visões – facilita o processo de inovação e criatividade proposto pela metodologia. 

Prototipagem rápida

Analisar, sugerir uma solução e colocá-la em prática. De forma resumida, esse costuma ser o caminho do processo de design thinking. A partir de testes que não envolvam grandes investimentos e sejam simples de executar, a solução vai ganhando forma até chegar ao ponto ideal para ser aplicada. Isso é fundamental nos dias de hoje para não perder tempo e recursos, mantendo a competitividade.

Interação constante 

A metodologia pressupõe o envolvimento de setores variados da empresa, valorização do feedback de colaboradores e clientes, em todas as etapas. Assim, essa cultura de troca de ideias e críticas construtivas se fortalece na empresa.

Foco na experiência do cliente

O cliente deve estar sempre no centro da estratégia de design thinking. A abordagem permite a personalização, um dos trunfos para cativar e fidelizar clientes, e estimula um canal aberto para ouvir o consumidor. 

Ferramentas para ajudar no design thinking

Gostou de conhecer mais sobre essa estratégia e como ela pode ajudar na gestão? O Acelerato pode ajudar nesse processo. Nosso software foi criado para estimular a colaboração entre times, criar projetos mais estruturados e acompanhar sua evolução. 

Temos soluções para trabalho remoto (gestão de equipes e apontamento), help desk (atendimento ao cliente), service desk (atendimento especializado), CSC (atendimento interno) e projetos (métodos ágeis e tradicionais).

Entre em contato conosco para saber mais!