O Scrum (Sistema de Gestão de Projetos Ágeis) é uma ferramenta poderosa para organizar o trabalho de equipes. Por isso, o Acelerato utiliza essa metodologia, trazendo uma nova perspectiva para empresas de diferentes segmentos.

Esse sistema propõe que um projeto seja dividido em pequenos ciclos de atividades, com reuniões constantes com a equipe para alinhamento sobre o que vem sendo feito e para pensar formas de melhorar o processo com agilidade. 

O Scrum é um processo de desenvolvimento interativo para o gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software ágil. Normalmente, ele é sustentado por três pilares, em que o Módulo de Projetos Acelerato pode apoiar:

– Transparência: visa garantir que todos os aspectos do projeto estejam visíveis aos interessados. No Kanban Virtual, torna-se muito mais fácil entender e acompanhar as etapas de seu projeto, localizando de maneira rápida qualquer etapa.

– Inspeção: todos os aspectos do processo devem ser inspecionados com frequência para que qualquer alteração detectada seja ajustada. Ao acessar seu projeto no Acelerato, será totalmente intuitivo identificar e até mesmo atualizar qualquer tarefa.

– Adaptação: durante a inspeção, se um ou mais processos estão fora dos limites planejados, eles deverão ser ajustados. No Acelerato, você pode planejar melhor seu cronograma, editando atividades em lote, para que sejam concluídas no prazo, por exemplo.

Outras características listadas pelo criador da metodologia, Jeff Sutherland, são a utilização de equipes enxutas, priorização de atividades, mostrar o trabalho de forma visual (com o Kanban, por exemplo) e as reuniões frequentes, sempre rápidas e objetivas.

Os ciclos do Scrum

Por ser um processo, no Scrum, os projetos a serem desenvolvidos são divididos em ciclos (que dependendo de cada cenário, podem durar de uma semana a um mês), chamados de Sprint.

E dentro de cada Sprint, há diversas atividades que devem ser executadas, como: product backlog (conjunto de objetivos de um projeto), planning (planejamento), daily (reunião diária), review (reunião ao final de cada sprint) e retrospective (fechamento do ciclo). Ao final de cada Sprint, o produto é revisado e disponibilizado aos clientes.

Benefícios do Scrum

Como essa ferramenta, é possível ter:

– Visão quadro (acompanhar demandas de cada projeto);

– Gestão de envolvidos (definir colaboradores que atuarão em cada demanda);

– Listas (criar e definir o backlog);

– Mensuração das entregas do time;

– Capacidade de vincular atividades e listas;

Relatórios de entrega;

– Releases personalizados por projeto;

– Template base de projetos.

Viu como o Scrum Acelerato pode ajudar a sua empresa a organizar o trabalho das equipes? Além disso, nossa solução traz uma série de vantagens para gestores e suas equipes, como criação de projetos mais estruturados e simples; avaliação de produtividade e recursos com precisão; otimização de seu tempo de gerenciamento; recebimento de alertas referentes às suas atividades; projetos ilimitados; armazenamento de dados 100% na nuvem e a possibilidade de integração do módulo de projetos com o de atendimento.

Entre em contato com a gente para solicitar um teste grátis da nossa solução!