O papel de liderança nas empresas vem ganhando novos contornos com as mudanças da sociedade. Mas uma coisa é certa: um bom líder continua fazendo a diferença para o êxito de projetos, motivação da equipe e crescimento de qualquer empresa. Você já parou para pensar quais características fazem um profissional se tornar um líder incrível? 

Se antigamente os chefes se enquadravam naquele estereótipo de autoritarismo e inflexibilidade, felizmente agora temos um novo panorama nos cargos de gestão. Até a palavra “chefe” vem caindo em desuso, e os autênticos líderes passaram a ocupar os cargos que exigem tomada de decisão, planejamento e estratégia.  

Mas quem são esses profissionais que conseguem trazer aumento de produtividade e engajamento das equipes? Confira agora algumas qualidades que moldam o perfil do líder moderno.

Mantenha abertura para o diálogo

Ninguém conhece tão bem a empresa quanto os colaboradores, que acompanham de perto, no dia a dia, todas as atividades e processos. 

Por isso, um bom líder precisa estimular a comunicação interna, troca de experiências, insights e sugestões dos integrantes da equipe, garantindo que todos tenham voz, com liberdade para expressar suas opiniões, dúvidas e relatar problemas.

Dessa forma, é possível resolver dificuldades, lidar com adversidades e tentar implementar soluções que tornem a rotina mais organizada, eficiente e segura, garantindo que todos se mantenham alinhados às diretrizes da empresa.

Além disso, é fundamental que o gestor tenha sempre iniciativa para oferecer feedback frequente à equipe, focando em ações para aperfeiçoamento.

Incentive sua equipe

Um gestor incrível tem habilidades interpessoais e coloca os fatores humanos em um patamar importante. Ele conquista a confiança dos colaboradores, elogia o desempenho, sabe cobrar de forma eficaz e respeitosa.

Outra tarefa relevante é manter um ambiente de trabalho agradável, cortês, em que o aprendizado é valorizado e a cultura de integração e colaboração seja difundida. 

Também incentiva a capacitação constante – com estímulo à participação em treinamentos, cursos e eventos – mostrando que se preocupa com o desenvolvimento profissional de toda a equipe, e não tem medo de delegar tarefas. 

Isso demonstra para os funcionários que o líder valoriza o trabalho deles, está interessado em explorar seu potencial e promover seu crescimento profissional. 

E, é claro, o líder precisa ser exemplo e inspirar, estando atento a tudo que ocorre na área, também se capacitando e compartilhando novas informações, sempre em prol da melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. 

Estabeleça metas e acompanhe os resultados

Seus colaboradores sabem exatamente o que a empresa espera deles? Um líder eficiente deve deixar isso claro para sua equipe, estabelecendo metas realistas e justas, e comunicá-las com clareza para cada colaborador.

Em um cenário em que o mercado pode mudar em curto espaço de tempo, com novas demandas e prioridades, é preciso ser maleável e reavaliar constantemente os objetivos traçados.

Outro ponto importante é definir maneiras para acompanhar os resultados, com métricas objetivas, e estar atento a corrigir rotas quando for necessário.

Como vimos, um líder incrível reúne qualidades como empatia, inteligência emocional, comprometimento, ética e senso coletivo.Agora que você acompanhou algumas dicas para se tornar um líder incrível, que tal conferir um e-book especial que preparamos sobre o tema: https://conteudos.acelerato.com/15-passos-para-ser-um-lider-incrivel-2022

Líder Incrível