A gestão de projetos é um dos grandes desafios encarados por líderes de empresas. Gerenciar projetos é uma pedra no sapato de muitos profissionais, mas é importante destacar que essa habilidade pode ser construída e só trará benefícios para a rotina de trabalho do gestor, assim como para a de sua equipe, além de ajudar no crescimento da empresa.

Sendo assim, vamos falar um pouco sobre as vantagens de uma gestão eficiente, que garanta a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para o sucesso de um projeto.

Controle e acompanhamento de processos

Muitos projetos apresentam grande quantidade de atividades, feitas ao mesmo tempo, por diferentes grupos de trabalho das empresas. Sem uma gestão inteligente, fica difícil acompanhar todas as tarefas e suas especificidades, mantendo a sinergia entre os setores.

Dessa maneira, há garantia de que o fluxo de trabalho ocorra sem surpresas desagradáveis, que podem comprometer a qualidade, prazos e gastos previstos, como veremos a seguir.

Cumprimento do cronograma e orçamento

Uma gestão eficiente evita imprevistos que podem atrapalhar o desenvolvimento dos projetos. Isso porque, a partir do acompanhamento eficaz dos processos, há maior previsibilidade.

Assim, problemas podem ser prevenidos, riscos minimizados, soluções antecipadas e ocorre uma noção exata dos recursos humanos e materiais necessários para executar todas as ações, sem extrapolar os custos estimados.

Maior engajamento e eficiência da equipe

A etapa de planejamento na gestão de projetos é fundamental para alinhar com os colaboradores os objetivos, prazos e ações necessárias para a realização do trabalho. A definição clara das metas, escopo, recursos disponíveis e do papel de cada profissional beneficiam o engajamento da equipe.

Outro ponto sensível é a comunicação: o gestor tem que se certificar de que todos os envolvidos estejam a par do andamento do projeto, e tenham condições adequadas para interagir, compartilhar experiências e feedbacks com outros colegas e setores da empresa.

Tomada de decisão rápida e assertiva

 Quando existe um gerenciamento bem estruturado de projetos, os processos decisórios ocorrem de forma mais ágil, já que o gestor tem um panorama exato do andamento dos projetos, com muitas informações consolidadas à disposição.

Em médio e longo prazo, esse é um trunfo para o alcance de objetivos maiores, como a expansão da empresa, busca de novos mercados, produtos e serviços.

Tecnologia para gerenciamento de projetos

Como vimos, a gestão de projetos é uma atividade complexa, que exige comprometimento e atenção a todos os detalhes. Por esse motivo, toda ajuda é bem-vinda para os gestores, e um dos melhores meios de conseguir sucesso na tarefa é utilizar a tecnologia como aliada.

Uma maneira bastante oportuna é a utilização de uma ferramenta de gestão de projetos, que permite acompanhamento minucioso de todos os processos. O Acelerato é a solução perfeita para resolver essa questão nas empresas. Nosso software foi criado para estimular a colaboração entre times e aumentar a produtividade.

Esse sistema online de gestão permite o controle de múltiplos projetos e equipes, priorização de demandas e acompanhamento do que cada membro da sua equipe está fazendo. Com ele, é possível:

  • Criar seus projetos mais estruturados e simples;
  • Priorizar os esforços e gerar mais valor;
  • Medir produtividade e recursos com precisão;
  • Criar objetivos, metas e acompanhar a evolução;
  • Otimizar seu tempo de gerenciamento;
  • Receber alertas referentes às suas atividades.

Assim, todos saem ganhando: o gestor e a equipe cumprem com êxito seus objetivos, a empresa mantém a lucratividade e fortalece sua reputação no mercado. E, claro, o cliente, a principal razão de ser de qualquer negócio, sai satisfeito e tem tudo para virar um parceiro fiel.