Mesmo com o passar do tempo, os gestores enfrentam desafios diariamente e buscam de alguma forma adotar medidas e hábitos que possam resolver os problemas nos ambientes em que trabalham de forma rápida e eficaz. E é aí que entra o Cynefin!

Afinal, quando uma das estratégias que já foi bem sucedida em um contexto anterior não dá certo, o gestor se vê perdido, o que pode causar uma perda de qualidade nas entregas.

Isso ocorre porque, sabemos que muito trabalho está sendo feito, mas será que os resultados estão sendo de fato atingidos? Por isso a importância do Cynefin, que entra como um dos recursos para entender e classificar situações, com o objetivo de trazer mudanças no processo de operações até que a melhora seja percebida pelo cliente.

Por isso que, pensando em te ajudar a entender como o Cynefin funciona e te mostrar como ele pode ser benéfico para a gestão dos seus projetos, criamos esse artigo. Confira!

Vamos entender O que é o Cynefin e como ele Funciona!

Criado na IBM em 1999, o Cynefin foi feito com o intuito de ajudar os gestores da empresa a entenderem melhor o ambiente de trabalho para tomarem as decisões mais certeiras.

Ele tem como base a relação de causa e efeito dos problemas nas mais diversas áreas da empresa e podem ser classificados em 5 domínios. Portanto, ao implementar esse framework na sua empresa, você deve saber como esses problemas são categorizados nos ambientes e nas situações organizacionais. Eles podem ser chamados de:

  • Simples;
  • Complicado;
  • Complexo;
  • Caótico;
  • Desordem.

Abaixo, vamos entender melhor sobre cada divisão.

Simples

A fase do domínio simples é ordenado, ou seja, existe um vínculo entre causa e efeito, é nítido e você sabe quando ele pode acontecer. Além disso, existe uma resposta determinada para aquele cenário e você consegue prever qual a consequência caso determinada ação aconteça.

Quando o ambiente não sofre tantas mudanças como nesse caso, é possível atuar aplicando procedimentos padrão ou até mesmo checklists. Não é preciso que sua equipe seja especialista sobre o tema, já que, com a repetição de operações já conhecidas, ela estará apta para fazer um bom serviço.

Complicado

Apesar de também ser ordenado, isto é, existe uma relação clara entre causa e efeito, o domínio complicado acaba muita das vezes não sendo esperado e nem tem a possibilidade de ser reproduzido novamente.

Uma vez que isso nunca aconteceu, temos algumas possíveis respostas que podem dar certo.Porém, não sabemos qual será a melhor escolha e nem como essa ação pode afetar a área.

Nesses casos é vantajoso contar com pessoas com maior estudo técnico. Já que, além de ordenar e classificar respostas de um checklist, elas também conseguem apontar uma melhor forma de agir a partir de suas análises.

Complexo

Quando falamos da complexidade, não temos mais causalidade, ou seja, já não existe uma relação entre causa e efeito, que nos dava a chance de ter respostas conhecidas.

Nessa fase você ainda não sabe o que está dando errado, então é o momento de deixar a criatividade fluir e não descartar nenhuma possibilidade, já que, vai ser preciso fazer tentativas para analisar seus impactos na prática.

Dessa maneira, novas práticas podem ser descobertas e o seu time acaba evoluindo e inovando na maneira de agir para descobrir e solucionar problemas.

Caótico

Já no caos, a causalidade é imperceptível, ou seja, não adianta ir em busca de uma resposta correta. Nele não temos nenhuma maneira de prever o que vai acontecer e também não conseguimos determinar nada com precisão. 

Por isso, contar com profissionais com mais experiência é a melhor opção. Afinal, eles estão mais acostumados a enfrentar contratempos e são mais flexíveis ao responderem rápido a novos cenários.

No entanto, também existem casos onde entramos nesse domínio por escolha, buscando uma inovação “fora da caixa”, já que, ele possibilita mudanças drásticas.

Desordem

Na fase da desordem estão os sistemas não listados, ou seja, aqueles que não conseguimos entender os problemas e obstáculos enfrentados. Esse é um conflito invisível que, ao ser categorizado, passa a fazer parte de um dos outros domínios. 

Conclusão

Por fim, lembramos que os ambientes e situações do Cynefin são formados acima de tudo por pessoas, que influenciam e que são influenciadas, podendo causar interferência nos resultados durante o dia a dia.

Por isso, é essencial que todos os envolvidos no projeto sejam ouvidos e incentivados a fazer parte do processo de tomada de decisão, gestão de mudanças e no desenvolvimento de inovações.