A Indústria 4.0 ou transformação digital, já é conhecida e vem trazendo mudanças para o cotidiano de diversas equipes ao redor do mundo. Com o aumento da automação nos processos das empresas, ficou muito mais fácil realizar uma conexão entre os dispositivos, a famosa Internet das Coisas (IoT). Com isso, um conceito que vem ganhando força, é o da Produtividade 4.0!

Ela  veio para deixar essa transição mais leve, possibilitando ferramentas para a qualificação dos trabalhadores, visando aumentar a qualidade operacional e formar profissionais capazes de trabalharem em um espaço de inovação digital. 

Por isso que, pensando em te ajudar a entender como a Produtividade 4.0 e como ela altera a rotina do seu projeto, criamos esse artigo. Confira!

Vamos entender os pilares da Produtividade 4.0

A Produtividade 4.0 permite que você seja capaz de aprender novas habilidades utilizando a tecnologia como um facilitador para ajudar o seu dia a dia a ser mais produtivo.

Levando isso em conta, um dos maiores facilitadores da Produtividade 4.0 no Brasil e autor de 7 livros sobre produtividade, Christian Barbosa, divide o seu método em três pilares para haver uma maior compreensão.

  • A Produtividade em si;
  • Cultura do Aprendizado;
  • Tecnologia como aliada.

Abaixo, vamos entender melhor sobre cada componente.

Produtividade em si

Começamos pelo pilar da produtividade, que é quando seu colaborador tem o controle das suas tarefas. Logo, é necessário que ele saiba quais os critérios para determinar a prioridade das demandas que vão influenciar em seu rendimento. Dessa forma, ele se dedica apenas aos projetos importantes durante o dia. 

Com essa habilidade de gerenciamento de tempo, evitamos a conhecida síndrome do impostor. E, seus colaboradores evitam criar muitas tarefas que não vão conseguir terminar durante o expediente, impedindo o sentimento de frustração ao ter uma performance menor do que o esperado. O que pode ajudar com a priorização de afazeres é contar com um software de gestão como o Acelerato. Ao utilizar o Kanban Online, por exemplo, você tem em vista tudo o que precisa ser feito, tudo que está sendo feito e tudo o que já foi feito, essa organização acaba tornando a rotina da equipe mais leve e produtiva.

Cultura do Aprendizado

Para Christian, o segundo pilar é focado em desenvolver novas habilidades analíticas e saber como interpretá-las a seu favor. Ele chama esse método de “efeito racional”, quando o que foi aprendido nos fornece uma visão mais eficiente e precisa sobre o próprio trabalho, facilitando uma tomada de decisões mais rápida.

Quando pensamos em busca de conhecimento na produtividade 4.0, falamos em conteúdos que irão nos ajudar a exercer otrabalho com excelência, já que, por sermos estimulados constantemente, isso nos ajuda a criar uma rotina de trabalho eficiente.

A todo momento podemos encontrar habilidades a serem desenvolvidas e processos a serem melhorados. Por isso, a busca pela melhoria nunca para na produtividade 4.0. 

Na área corporativa, essa abordagem promove o envolvimento dos funcionários e incentiva um aperfeiçoamento profissional, fazendo com que as pessoas queiram subir de cargo dentro de uma empresa, por exemplo.

Tecnologia como aliada

Sabemos que muitas vezes a tecnologia pode ser vista como uma ameaça, já que muitas pessoas ainda têm medo de terem seus cargos substituídos por máquinas, porém, na produtividade 4.0 a tecnologia vem como uma aliada. 

Ela pode ser usada como suporte para uma rotina mais ágil, como, por exemplo, o uso dos chatbots. Isso ocorre porque eles são programados por colaboradores para responder mensagens frequentemente perguntadas ou para encaminhar o cliente diretamente para o setor responsável. 

Assim, os profissionais da sua equipe podem se dedicar às suas especialidades,  mantendo as respostas dos chamados personalizados e exclusivos, se diferenciando da inteligência artificial. 

Vale lembrar que, a falsa sensação de produtividade pode ser confundida com uma das tantas vantagens trazidas pela tecnologia, onde, a quantidade de projetos entregues cresce, mas a qualidade não.

Isso gera uma carga maior de trabalho e deixa seus colaboradores ocupados com diversas funções que não serão possíveis de finalizar até o prazo correto. Por isso que na Produtividade 4.0, também é importante saber como gerenciar as demandas dos seus colaboradores, evitando que eles fiquem se sentindo sobrecarregados.

Conclusão

O que achou de conhecer mais sobre o conceito da Produtividade 4.0? É importante observar que, para Christian, o uso da tecnologia com a análise de dados correta, tem como resultado, um domínio maior de quais são as ferramentas e práticas virtuais que mais contribuem para uma rotina em equipe mais produtiva e assertiva

E, se você está procurando e quer conhecer a nossa ferramenta de Gestão de Projetos, entre em contato com um de nossos consultores e agende uma demonstração gratuita. 

Afinal, a melhor maneira de descobrir o que é melhor para melhorar sua rotina, é testando!