Para ter um projeto ágil com objetivos estratégicos para gerar benefícios contínuos, é interessante a empresa saber que gerenciar um projeto é um processo em construção e constante transformação até alcançar o objetivo final. E que gerenciar um produto envolve todo o processo para garantir que este produto atenda as expectativas e os objetivos esperado pelo cliente ou pela empresa.

Devido à responsabilidade dessas tarefas tão diferentes é que a função do Gerente de Produtos e Gerente de Projetos não deve ser confundida. E que o papel do Gestor não é o mesmo que o Gerente, sendo que o primeiro recebe também a função administrativa dentro da empresa.

Gerentes de Projetos

O cargo de um Gerente de Projetos requer muitas responsabilidades e competência para cuidar de toda a organização e execução de um determinado projeto, como também de toda a equipe envolvida. E por isso o profissional nesta função precisa ter muito jogo de cintura para manter um relacionamento profissional amigável, paciente, mas com grande capacidade de liderança e determinação.

O Gerente de Projetos não possui uma regulamentação trabalhista na legislação brasileira, mas é uma área que esta sendo cada vez mais requisitada, pois este profissional apresenta uma visão estratégica sobre todos os riscos, custos e tempo de execução de um projeto dentro da empresa. E por isso recebe atribuições importantes de como proceder e transmitir as normas e execução do projeto aos funcionários, promovendo uma equipe competente para seguir todos os cronogramas estabelecidos dentro do portfólio.

E ainda este Gerente precisa comandar o escopo do projeto através de autorizações, novas contratações e intervenções quando necessário. Essas e outras ferramentas que possa contribuir no bom andamento do projeto.

Gerentes de Produtos

Quanto à função do Gerente de Produtos, a responsabilidade está relacionada a um determinado produto específico, sendo necessário estabelecer metas que possa ser adequado ao produto ou não. Este profissional precisa saber qual é a necessidade que o produto pode solucionar, a função também permite analisar os impactos no mercado ou no cliente que foi provocado pelo produto. E ainda permite avaliar os aspectos de investimento financeiro, ação comercial e o retorno lucrativo ou não. E assim continuar trabalhando para promover a qualidade do produto.

E mesmo com atribuições diferentes, um mesmo funcionário pode executar as duas funções dentro da empresa. E para quem busca uma metodologia ágil ainda melhor, o acelerato.com tem todo o suporte para dar andamento destas funções dentro empresa.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-