O roadmap é uma técnica amplamente utilizada pelos profissionais de áreas ligadas à criação, o que vai, por exemplo, desde desenvolvedores de softwares, até engenheiros e gestores de projetos. Como o seu próprio nome já diz, ele consiste em um tipo de mapa que precisa descrever visualmente como estará o produto ou projeto desenvolvido em cada período de sua evolução.

Isso faz do roadmap uma espécie de ferramenta visual capaz de apresentar cada passo sobre como aquele determinado projeto irá se desenvolver. Para um gestor de projetos, por exemplo, isso é importante para atrair stakeholders e também para tornar toda a sua equipe ciente sobre qual o rumo esperado para aquele projeto. Dessa forma, é possível alcançar o objetivo final de maneira mais fácil e com menos chances de erros durante o seu desenvolvimento.

A grande importância do roadmap está em alinhar diferentes opiniões durante a sua criação e permitir que durante esse processo, três perguntas essenciais sejam respondidas pela equipe de gestão de projetos: “Onde estamos?“, “Onde queremos chegar?” e “Como iremos chegar?“. Através dessas respostas, é possível criar esse mapeamento do projeto e utilizá-lo a partir de então como uma espécie de guia, no qual toda a equipe deve se basear para que o resultado final não seja diferente do que foi planejado.

Para fazer o roadmap de forma eficaz, é recomendável seguir as seguintes etapas:

  • Passe todas as ideias levantadas para o papel e, juntamente com o restante da equipe e stakeholders, valide aquelas que são realmente interessantes para o projeto.
  • Essa é a etapa da hierarquização, na qual é necessário decidir quais são os objetivos principais da empresa e quais ideias do item anterior poderão ser colocadas em prática a partir do orçamento disponível para o projeto.
  • Após concluído, o roadmap ainda poderá ser revisado periodicamente caso apareçam novas tecnologias, mudanças propostas por clientes ou sejam detectadas falhas em sua elaboração.

O Acelerato é uma ferramenta online para a gestão de projetos que possui inúmeras funções para tornar o seu desenvolvimento mais simples e rápido. Uma delas, por exemplo, é uma maior integração entre as áreas de Suporte e Desenvolvimento, um aspecto essencial para melhorar o processo como um todo. Mas além disso, a ferramenta também permite que o gestor acompanhe de forma detalhada o que está sendo feito pelo seu time, o que auxilia na melhora do desempenho e da produtividade de toda a equipe.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui