Muito presente em empresas que utilizam maquinários, a Gestão de Manutenção é uma prática que vem sendo adotada por diversas empresas de atendimento. Isso acontece porque ela te ajuda a otimizar o dia a dia de trabalho dos seus operadores e, permite que eles consigam focar no que realmente importa, atender bem o seu cliente.

Por isso, para te ajudar a entender melhor sobre a Gestão de Manutenção, criamos esse artigo. Nele, te explicamos como as empresas de atendimento utilizam ela em sua operação e te mostramos 4 benefícios dela para a sua empresa. Confira!

O que é a Gestão de Manutenção?

A Gestão da Manutenção é algo muito fácil de exemplificar com as revisões dos carros. 

Realizamos elas para prevenir os problemas com manutenção e, consequentemente, para mitigar os gastos que possamos vir a ter com um problema maior, que seria evitado facilmente se tivéssemos realizado uma manutenção preventiva.

Porém, como ela se dá em uma empresa que não atua com maquinário? É importante analisar que a Gestão de Manutenção não é importante somente para as máquinas, mas também para facilitar o trabalho interno de nossos colaboradores. 

E, afirmamos isso, pois os objetivos dela para a nossa empresa são:

  • Controlar os custos gastos com manutenção; 
  • Otimizar de maneira eficiente a rotina de nossos colaboradores;
  • Garantir que eles possuam a infraestrutura necessária para entregar o seu trabalho com a qualidade esperada;

E, caso a minha empresa ainda não trabalhe com a Gestão da Manutenção, quais seriam os principais problemas que teríamos em nosso dia a dia?

Os principais problemas que a sua empresa enfrentaria, são:

  • Aumento nos custos;
  • Não cumprimento do seu SLA;
  • Má reputação com os seus clientes;
  • Aumento na insatisfação dos clientes.

Como vimos, os riscos de não se ter a Gestão da Manutenção são altos, não é mesmo? 

E, para te ajudar a entender melhor ainda sobre ela, trouxemos abaixo, 4 benefícios da Gestão de Manutenção para a sua empresa. Confira!

Quais os 4 benefícios da Gestão de Manutenção para a minha empresa?

Como vimos acima, ao não implementar a Gestão da Manutenção em nossa empresa, corremos diversos riscos e, inclusive, podemos estar perdendo dinheiro! Por isso, para te ajudar a entender melhor ainda sobre sua importância, vamos te mostrar 4 benefícios dela para a sua empresa. Eles são:

  • Melhora no atendimento interno;
  • Otimização do nosso trabalho com a criação de chamados recorrentes;
  • Controle automático de tarefas;
  • Criação de um Centro de Serviços Compartilhados;

Abaixo, vamos entender melhor sobre eles!

Melhora no atendimento interno

Trabalhar com a Gestão de Manutenção te proporciona uma melhora no atendimento interno. Afinal, com ela, você pode definir que, sempre que um e-mail for enviado para o seu suporte, por exemplo, um chamado seja criado automaticamente. 

Isso evita, por exemplo, aquela situação desconfortável em que o suporte sempre precisa perguntar se o chamado já foi aberto, fazendo com que o solicitante tenha de perder um tempo para abrir essa demanda. 

Trabalhar com Gestão de Manutenção te proporciona uma maior otimização no trabalho, tanto do suporte, quanto de outras áreas.

Otimização do nosso trabalho com a criação de chamados recorrentes

A criação de chamados recorrentes, é uma das melhores maneiras de se otimizar o trabalho de um funcionário, que precisa gerar um relatório mensal e não pode esquecer dele, por exemplo!

Afinal, com a criação de um chamado recorrente, na data que esse colaborador especificar, um ticket será criado e ele será avisado dessa nova tarefa.

Isso otimiza o seu trabalho e permite que ele possa ficar focado durante o mês tranquilo, sabendo que, em determinado momento, sua ferramenta de Gestão de Projetos irá avisar ele sobre o relatório.

Controle automático de tarefas

Diariamente, as caixas de e-mails – e outras formas de contato – do seu suporte, são bombardeadas por perguntas, solicitações e reclamações a cada minuto. Apesar de todo o esforço direcionado à organização e resolução dos problemas, muitos negócios acabam não frutificando, transformando potenciais clientes em indesejáveis estatísticas de insatisfação para a empresa.

E tudo isso poderia ser evitado tendo um controle automático de tarefas, podendo essa, se tornar uma vantagem eficaz para a sua empresa. 

Ter um controle automático de tarefas te traz alguns benefícios, como:

  • Centralização de todas as informações;
  • Geração de relatórios que mostram como podemos melhorar nosso atendimento;
  • Interação produtiva entre os setores da empresa.

Criação de um Centro de Serviços Compartilhados

Os Centros de Serviços Compartilhados são estruturas de centralização das informações. Seu principal objetivo é o de garantir agilidade em processos que podem ser padronizados. Ele integra o atendimento e a comunicação entre diversos setores, como RH, financeiro, TI, logística e contabilidade, proporcionando assim, maior agilidade e ganho de tempo.

Com a implementação do Centro de Serviços Compartilhados, é possível melhorar a qualidade na prestação de serviços, ganhar ótimos níveis de produtividade nos processos padronizados, reduzir custos e direcionar maior tempo e esforço para as atividades mais lucrativas da empresa.

Sua principal ideia é fazer com que diferentes departamentos possam utilizar esta plataforma para que resolvam rapidamente soluções que demandam atenção de diferentes setores, algo que é especialmente benéfico quando os departamentos não estão no mesmo espaço físico.

As principais atividades que podem ser centralizadas em um CSC são aquelas que não são o Core Business da empresa, mas que, de alguma maneira, têm grande impacto nos resultados.

Além disto, o CSC cria uma cultura forte de qualidade do atendimento, trazendo soluções com indicadores de performance que fazem este controle. Desta maneira, há garantia de que a produtividade com tais atividades seja sempre alta, o que resulta na redução de custos para a empresa.

Conclusão

Interessante ver como a Gestão de Manutenção é algo importante para a sua empresa e te ajuda a diminuir suas perdas, não é mesmo? E, para trabalhar com ela em seu suporte, você precisa contar com um sistema de suporte 100% web, como o Acelerato!

O Acelerato une Atendimento e Projetos em um ambiente único, de forma intuitiva e fácil de usar, permitindo que as equipes de sua empresa consigam operar de maneira individual, com a mesma ferramenta. 

Além disso, com o Acelerato, você consegue implementar todos os benefícios da Gestão de Manutenção que citamos neste artigo. Para testar gratuitamente a nossa ferramenta durante 15 dias, clique aqui!