Apesar de muito falado atualmente, o marketing ainda é pouco ou erroneamente explorado pelas empresas. Todo empreendedor, quando abre um negócio, foca quase que exclusivamente no produto ou serviço prestado. E só vão pensar no Marketing quando veem que os resultados obtidos não são aqueles que eles estavam esperando. Outro equivoco, é pensar que o Marketing irá resolver todos os problemas da sua empresa como, melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, em um único dia.
Neste primeiro post, você irá entender (de uma maneira mais geral) qual é a importância do marketing para as empresas. Quando ele surgiu, o que ele estuda, alguns mitos e por que hoje é quase impossível para as empresas viver sem ele. Mas antes de dar continuidade ao assunto, vamos definir o que é Marketing.
1. Definição
Todos os livros, artigos e posts que encontrei pela internet, tem uma definição diferente para o Marketing. A primeira definição que eu ouvi e que trago (em parte) comigo até hoje é:
“Marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.”
Calma! Em nenhum momento eu falei que essa era a melhor definição, ou a mais certa, ou a que você deve usar em sua empresa. Ainda mais por que ela é a definição mais básica que tem. Focando no mundo dos negócios, o que você precisa entender da definição é, que o Marketing é tudo aquilo que empresa pode fazer pra efetuar uma venda.
E não estou falando somente das ações como uma promoção, ou uma propaganda. Estou falando de um passo antes disso, estratégias, táticas, planejamento, pesquisas. É entender como gerar valor, como efetuar uma venda, como ter lucro em uma negociação. É entender quais são as necessidades dos seus clientes e oferecer para eles o melhor produto/serviço. E é ai que vamos para a segunda definição:
“Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.“
Veja que essa segunda definição complementa a primeira e traz alguns pontos interessantes para a discussão.
- Identificar. Enxergar as necessidades dos clientes e perceber como o seu produto pode atingi-lo da maneira mais eficaz possível
- Antecipar. Estudar o comportamento dos clientes e prever como isso pode afetar, futuramente, a demanda do produto.
- Satisfazer. Não uma única vez! Os clientes precisam sentir que o serviço prestado pela sua empresa gera algum benefício (satisfação) para ele.
- Lucrativa. Ninguém cria uma empresa para fazer caridade. O ‘lucro’ é o objetivo principal e a sobrevivência de toda empresa.
Como o Marketing é bastante abrangente, existem outras definições mais específicas e mais completas, mas considero que os dois apresentados consigam explicar bem o que essa ciência faz.
2. História
Agora que você já compreende o que o Marketing estuda, é interessante saber um pouco sobre como ele surgiu.
O Marketing, ao contrario do que muitas pessoas pensam, apareceu para suprir uma necessidade econômica e administrativa das empresas e não da comunicação. Ele surgiu, pois as empresas precisavam entender como funcionava o mercado, precisavam estudá-lo. Mas por que? Que necessidade seria essa?
Ali por volta de 1830-40 o mundo sofreu uma grande mudança na forma de produzir novos produtos. Máquinas a vapor foram criadas, linhas de produção montadas e com isso a padronização de produtos na chamada Revolução Industrial. Somado a isso, ocorreu o aumento da população, a divisão do trabalho, a especialização da mão-de-obra, o surgimento das primeiras marcas e consequentemente, a Concorrência .
“O Marketing visa entender as necessidades, desejos e valores de um mercado e promover a satisfação dele de forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes.”
3. A Importância do Marketing
É pelo fato de existir a competição no mercado, que o Marketing é tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar comportamento, estudar concorrentes, monitorar marca, otimizar conversão, ser Top of Mind, pesquisar tendencias, planejar ações, são algumas das coisas que o Marketing pode fazer pela empresa.
E devido o Marketing ser uma ciência que estuda diversos segmentos do mercado, é muito comum ver o termo ‘marketing‘ associado a outras palavras que acabam criando novas áreas de estudo como:
Marketing 1.0/2.0/3.0 – Endomarketing – Geomarketing – Marketing Digital – Marketing Viral – Marketing de Guerrilha – Telemarketing – Marketing online – Email Marketing – Marketing de Serviços – Marketing Politico – Marketing de conteúdo (Inbound Marketing) – Marketing direto – Mobile Marketing – Marketing Multi-nível – Marketing offline – Remarketing – Cross-Marketing – E tirando a palavra ainda temos: Negociação – Comportamento – Gamefication – Assessoria – Visual Merchandising – Experiencia de usuário – Redes Sociais – Gestão de Marca entre outros.
Infelizmente muitas empresas ainda veem o Marketing de forma muito simplista e acreditam que fazê-lo se resume a distribuir flyers, fazer comercial, ter um site e enviar emails. Pode parecer exagero, mas enxergar o Marketing dessa maneira, além de desperdício de recursos, ao longo do tempo, pode culminar no fracasso de um empreendimento.
Também não estou dizendo que o Marketing é garantia de sucesso, mas que ele facilita a vida da empresa e diminui as chances de erro, isso sim. Como já comentado anteriormente, ele facilita a compreensão do mercado e implementação de ações, aumenta vendas e a lucratividade e identifica tendências para rápida adaptação.
Antes de atender um cliente é preciso entendê-lo. O marketing serve para isso. Lembre-se que o Sucesso da empresa é definido por quem compra o produto e não por quem o fabrica.
Abaixo você encontra um vídeo que gravei sobre o tema. Nele falo sobre competição, história do marketing no Brasil, alguns fundamentos básicos (4P), evolução e muito mais.
Sobre o Autor: Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado em Ciências da Computação Mackenzie e pós Graduado em Marketing e Comunicação Integrada pela Mackenzie, possui também MBA em Marketing Digital pela FGV. Wilson possui mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.
Oie,
que post excelente!
Eu sei o quanto é recompensador manter um blog!
Tenho feito posts sobre Descomplica no Mais Educativo
Beijos!
Oi
Gostei muito do seu comentário no seu site.
Cumprimentos!
Amanda Scite descomplica
Muito bom!
Adorei o blog de vocês. Parabéns vou passar a seguir!
O post está ótimo, muito bom mesmo. Numa pesquisa de artigos relacionados a importância do marketing eu não consegui nada tão bom e objetivo quando essa publicação. Estão de parabéns. Porém, fiquei intrigada com relação à referência bibliográfica. Vocês não usaram nenhuma?
Abraços!
Oi Bia tudo bom?
Esse post eu fiz para uma apresentação que fiz na empresa.
As referencias foram de algumas aulas que tive na Pós que estava fazendo na época.
Fico feliz que você tenha gostado.
Excelente trabalho, ajudou-me bastante p’o trabalho de fim de curso
Adorei! parabéns muito bem explicado.
Atualmente estou pesquisando pela internet e estudando sobre Marketing! Obrigado por compartilhar este post.
post top
Obrigado pelas dicas, hoje pude aprender mais coisas a cerca do Marketing.
Thank you very much for seeing good information.
Gostei muito. Estou a fazer um trabalho relacionado ao marketing como ferramenta de comercialização. Se poder me ajudar grata serei
Nice information