Beneficios Corporativos

Antigamente pouco se falava sobre benefícios corporativos nas organizações, o candidato ficava ou não com aquela vaga por questões salariais, a empresa que pagasse um pouco a mais, levava vantagem. Porém com o passar dos anos o mercado de trabalho ficou cada vez mais acirrado, e a as empresas notaram que só uma diferença de salário não estava sendo o suficiente para retenção de talentos. Foi então que as organizações passaram a pensar em alguns diferenciais, para que atraíssem mais candidatos para a empresa e os talentos que já possuíam continuassem com eles.

Esses diferenciais começaram a ser implementados aos poucos, com alguns tipos de vales (alimentação e refeição) ou até mesmo uma cesta básica, porém isso logo mudou, hoje as empresas investem consideravelmente em benefícios, sabem que um candidato em uma entrevista de emprego além de cobrar um plano de carreira também optará por ficar ou não na empresa devido aos benefícios oferecidos por ela.

Vejamos abaixo alguns exemplos de benefícios corporativos que grande parte das empresas já adotaram e que são um diferencial para a retenção de talentos:
 

Benefícios Corporativos

 
Benefícios Corporativos - vale-alimentacaoVale Alimentação: O vale alimentação é um auxilio para que o funcionário possa ir aos supermercados fazer compras com o valor que lhe é depositado todos os meses. Esse auxilio é de grande valia, uma vez que de acordo com os índices do IPCA gastamos cerca de 25% com alimentação, sendo assim o salário pode ser usado para pagar outras despesas que não essa.
 
Beneficios Corporativos - ValeVale Refeição: O vale refeição é um auxilio para que o funcionário possa almoçar todos os dias em restaurantes ou lanchonetes, esse auxilio também é de grande valia, pois o funcionário não precisa se preocupar em gastar parte de sua renda com comida ou até mesmo ter que preparara-la e trazer de casa, gerando muitas vezes um desconforto no transporte.
 
Benefícios Corporativos academiaAcademia: Algumas empresas pensam no bem estar de seus colaboradores e sabem que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, foi pensando nisso que algumas empresas oferecem convênios com academias, onde ou pagam 100% dela ou auxiliam com grande parte do valor. Esse é um beneficio muito bem visto entre os colaboradores, pois passa a impressão do quanto a empresa está preocupada com a qualidade de vida de seus funcionários.
 
Benefícios Corporativos - bolsa Bolsa de Estudos: Algumas empresas investem nesse outro tipo de benefício, que consiste em parte dos estudos ou até mesmo 100% deles serem pagos pela organização. Geralmente para conceder esse beneficio as empresas adotam algumas regras, como por exemplo, fazer um curso voltado a área de atuação, não ter faltas, ter um determinado tempo de empresa, entre outros. Esse pode ser um beneficio custoso para a empresa, porém pode ser revertido em investimento, uma vez que além de reter um bom colaborador, o mesmo estará se especializando na área em que atua, trazendo resultados para a empresa.
 
Benefícios Corporativos - ônibusFretado – Estacionamento – Auxilio Transporte: Sabemos que hoje em dia o transporte público faz com que o colaborador já chegue estressado na empresa, devido a grande utilização, bem como o transito, pensando nisso algumas empresas adotam formas de amenizar esse fardo diário, investindo em fretados, estacionamentos ou até mesmo auxilio transporte. O fretado é um transporte disponibilizado ao colaborador que fornece mais conforto em sua viagem, com bancos acochados, ar condicionado e lugar para todos irem sentados.
O estacionamento é uma forma de auxiliar o colaborador que vem de carro em não deixá-lo estacionado em qualquer lugar, garantindo mais segurança. O auxilio transporte pode ser fornecido através de vales para abastecimento, auxiliando no custeio da gasolina.
 
Vale ressaltar que alguns benefícios corporativos hoje, já são impostos às empresas através da Convenção Coletiva de Trabalho, nesses casos a empresa passa a ser obrigada a fornecer o que estiver estipulado pelo Sindicato.

Esses são apenas alguns exemplos de benefícios que a sua empresa pode adotar para reter os talentos que já possui e também se torna uma ferramenta facilitadora para atrair bons recursos humanos.

Toda a empresa que possui um diferencial, já estará um passo a frente, não podemos apenas pensar que tudo será um custo, temos que mensurar o que realmente pode ser revertido em investimento e bons resultados para o crescimento da empresa.

Avalie, Invista, Cresça, faça da sua empresa um diferencial!
 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?

Deixe seu comentário mais abaixo.

Até a próxima!
——————————————————————————————-