A edição de 2022 do Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas da GPTW trouxe algumas noções interessantes sobre liderança e como as pessoas a enxergam. A pandemia fez com que as empresas começassem a voltar seu olhar para a capacitação e desenvolvimento de lideranças com preparo técnico e emocional com o objetivo de garantir a construção de ambientes de trabalho emocionalmente saudáveis e resultados estratégicos.

O nível de motivação dos colaboradores impacta diretamente no desempenho de uma organização. De acordo com diversas pesquisas, empresas com funcionários altamente engajados têm uma taxa de rotatividade 31% menor, uma rentabilidade 21% maior e uma média de retenção de clientes 80% mais efetiva.

Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a se tornar um líder incrível e motivar sua equipe a ir cada vez mais longe.

Estimule a comunicação

Compartilhar informações, dados, avaliações e estratégias com os colaboradores é fundamental para que eles fiquem alinhados com os objetivos da empresa.

Uma comunicação interna de qualidade evita diversos problemas como desmotivação, dificuldades de relacionamento dentro da equipe e com outros departamentos, baixa produtividade, etc.

Inclusive, é importante que o líder seja o primeiro a promover um bom relacionamento com a sua equipe e com outros times e departamentos. Afinal, ninguém é uma ilha, ainda mais em uma empresa.

Dê feedbacks constantes

Muitas vezes, indivíduos envolvidos na mesma situação podem ter percepções diferentes do ocorrido. Isso também se aplica ao ambiente de trabalho.

Por isso, é fundamental ter uma rotina de Feedbacks, seja o 1:1, envolvendo apenas líder e colaborador ou o 360, onde o funcionário é avaliado por colegas (dentro ou fora da equipe), o líder e outras pessoas.

Assim, o colaborador consegue saber se seu desempenho e comportamento está de acordo com o esperado. Além disso, caso haja algum desvio é possível buscar soluções.

Seja transparente e reconheça seus erros

Até o melhor dos líderes não está imune a cometer erros, mas é importante reconhecer isso e seguir em frente. Ao não admitir uma falha, o gestor gera desconfiança e incerteza no setor por puro orgulho.

O líder deve ser um exemplo para os colaboradores, seja em suas habilidades como na postura de trabalho. Inclusive, no que diz respeito à Inteligência emocional. 

Por isso, uma gestão transparente é tão importante, pois contribui para a credibilidade do líder perante o time e ainda impacta a cultura organizacional.

Saiba delegar tarefas

O líder eficiente não é aquele que trabalha mais que todos, e sim, o que sabe delegar tarefas e funções para que os objetivos da área sejam alcançados. Inclusive, ao distribuir as atividades ele demonstra que confia na equipe.

Porém, para delegar funções de forma assertiva e garantir que a atividade seja cumprida (e com qualidade) é preciso conhecer as competências e características de cada membro da equipe.

Acompanhe a satisfação dos colaboradores 

Dentro da gestão de pessoas há algumas formas de medir a satisfação dos colaboradores. Essas práticas vão desde acompanhar o turnover, adotar rotinas de feedbacks e, principalmente, lançar pesquisas de Clima Organizacional regularmente.

A partir dos resultados obtidos, é importante se reunir com o departamento de Recursos Humanos e traçar estratégias para solucionar as questões apontadas.

Estas são apenas algumas dicas que estão no e-book, no qual criamos pensando em quais características o líder precisa ter para levar sua equipe ao sucesso. Baixe já nosso conteúdo e descubra mais 10 dicas!

Busque ser um exemplo e um facilitador para seus liderados. Acredite, se os colaboradores confiarem na empresa e na sua visão, os resultados virão!

Como dissemos, é muito importante contar com um sistema de gestão de equipes que ajude o trabalho de gestores e colaboradores, como o Acelerato.