Há certas épocas do ano em que o mercado de trabalho apresenta uma demanda especial, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. Isso acontece porque nesse período, com o Natal e as comemorações de ano novo, há um impulso nas vendas em muitos setores, e também porque alguns empregados saem de férias, o que obriga as empresas a contratarem funcionários temporários.

Todavia, embora algumas pessoas ainda tenham a impressão de que os trabalhadores provisórios são relativamente informais, isso está muito errado, pois eles têm todos os direitos garantidos em lei e devem ser tratados da mesma forma que os outros empregados. Também é importante levar em consideração que o temporário de hoje pode ser o efetivo de amanhã.

Contratação

Pode-se contratar um funcionário temporário diretamente com o profissional ou através de uma empresa que trabalhe com empregos provisórios. Em ambas as opções tudo deve ser feito estritamente dentro da lei, observando todas as obrigações dispostas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso porque se algo for feito ilegalmente, a empresa pode ser processada e acabar tendo problemas judiciais.

Efetivação

Começar um trabalho temporário é visto pela maioria dos profissionais como uma grande oportunidade para uma possível efetivação. Por isso, as empresas devem observar com atenção a desenvoltura dos temporários em busca daqueles que têm potencial para serem contratados definitivamente, principalmente no setor de atendimento ao cliente, que é uma área que tem algumas dificuldades para encontrar profissionais qualificados e eficientes.

Nesse sentido, é importante levar em consideração a dedicação, o cumprimento de horários, se o funcionário mostra interesse em aprender cada vez mais sobre o trabalho que faz e se desenvolve rapidamente uma boa relação com os colegas. A melhor maneira para perceber se um trabalhador provisório tem ou não potencial para ser efetivado é compará-lo com aquele funcionário antigo que é considerado um exemplo.

Ferramentas Essenciais nesse Processo

No setor que lida com atendimento ao cliente é fundamental usar sistemas para otimizar os trabalhos. Um grande exemplo disso é o Acelerato, uma ferramenta on-line que potencializa o atendimento, tornando-o extremamente eficiente, independentemente do horário e da localização, além de gerar relatórios rápidos e precisos sobre os atendentes e as equipes.

Isso serve para mostrar se o trabalho desenvolvido está sendo satisfatório, o que pode ser fundamental para comprovar quais são os funcionários realmente comprometidos com a empresa e, no caso dos temporários, definir quais merecem ser contratados definitivamente.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-