Os modelos tradicionais de gestão de pessoas percebem os funcionários das empresas de modo limitado, mas o quadro atual de alta competitividade tem indicado um superação necessária dessa visão, levando as instituições a buscarem formas mais amplas de aproveitamento dos trabalhadores, como a Gestão por Competências.

Afinal, o que é Gestão por Competências?

No passado, se menosprezou grande parte das qualidades individuais dos servidores. Inclusive, se ignorou habilidades quer eram necessárias às empresas. Porém, hoje, os talentos, a criatividade, as vivências, além das qualidades técnicas, são cada vez mais desejados.

As competências, utilizadas como referência no modelo de Gestão por Competências, consistem, basicamente, de noções fundamentadas nos conhecimentos próprios e que são aplicáveis no dia a dia.

Esse conhecimento deve ser dinâmico, já que os diversos problemas que ocorrem são, muitas vezes, imprevisíveis. Nesse sentido, as habilidades comunicativas são essenciais, já que, em uma empresa, os problemas e as solução são sistêmicos. Também, é fundamental que se tenha conhecimento do cliente para o qual o serviço será prestado. Pois, assim, haverá uma base para a orientação do trabalho que se realiza.

É importante notar que as competências valorizadas varia para cada empresa. Por isso, é crucial que se analise quais são as características úteis ao sucesso da instituição.

Como implantar a Gestão por Competências

A implementação da Gestão por Competências abarca uma série de ações. O Mapeamento de Competências consiste, basicamente, na identificação das capacidades de cada profissional.

A Avaliação de Competências se faz da observação sobre a complementaridade ou não das características do profissional com aquilo que é necessário à realização do seu serviço. O Plano para o Desenvolvimento de Competências trata do aperfeiçoamento e potencialização das qualidades úteis de cada um.

Implementar a Gestão por Competências é um processo de difícil realização, assim, para se aumentar as chances de sucesso, os benefícios proporcionados pelo Acelerato, uma ferramenta online de gestão de projetos, são muito aproveitáveis. O Acelerato permite a integração e agiliza a comunicação entre as áreas de Suporte e Desenvolvimento. O que simplifica e melhora todo a operação.

Com a dinamicidade e alta competitividade do cenário empresarial, as qualidades dos funcionários vão se tornando cada vez mais importantes, sendo suas ideias, sua criatividade e seus talentos fatores diferenciais no mercado.

O Gerenciamento por Competências prevê esse quadro, de forma que deve ser implementado para se aumentar as chances do sucesso. Para se realizar tal mudança, as dificuldades são muitas, e o Acelerato pode facilitar e agilizar em muito esse processo.

Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos do Acelerato? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.

—————————————————————-