Realizar a gestão dos seus projetos é algo desafiador, não é mesmo? Afinal, ser o responsável por tirar as ideias do papel e transformá-las em realidade, é algo que pode acabar tirando o seu sono. E, para te auxiliar a se preparar melhor para 2021, que tal conhecer algumas dicas para melhorar seus projetos no ano que vem?

Afinal, conseguir se preparar com antecedência, é um dos primeiros passos que você pode ter para melhorar seus projetos em 2021. E pensando em te ajudar nesse desafio, criamos este artigo. 

Nele, te damos 5 dicas para melhorar seus projetos em 2021. Confira!

5 Dicas para melhorar seus projetos em 2021

Defina seu Workflow e tenha pleno controle dele

De maneira simples, podemos definir o Workflow como a Gestão dos seus Processos.

Logo, é importante definir ele de maneira clara, além de deixar claro quais são os passos que devem ser seguidos com intuito de automatizar os processos do seu projeto.

Vale lembrar que o seu Workflow está diretamente relacionado e tem grande importância na gestão de pessoas, no processo de produção, atendimento ao cliente, finanças e outros segmentos. Por isso, é imprescindível que todo o processo seja claro. 

Logo, você deve identificar as diferentes atividades do processo, as regras do procedimento e o controle das informações associadas as suas operações. Sendo assim, é possível gerenciar e agilizar o fluxo, além de aumentar a harmonia no processo.

Tenha Dashboards que te permitam ter uma visão analítica da sua equipe

Nós vivemos na era da informação. E, para gerenciar seus projetos em 2021, nada melhor do que contar com informação para melhorar a tomada de decisão. Isso é importantíssimo para um gestor de equipes à distância.

Por isso que, ter um dashboard com informações como quais tarefas estão em aberto, quais estão fazendo e quais foram feitas, além de contar com informações, como o seu Cumulative Flow Diagram, sua vazão média e quantidade de tickets entregues por tipo, são essenciais para gerir de maneira analítica a sua equipe.

Isso permite que você consiga distribuir as tarefas individualmente entre suas equipes e evite sobrecarregar seus colaboradores. 

Dessa forma, você consegue garantir que seus funcionários não façam hora extra, trabalhando apenas o necessário para manter o seu projeto funcionando bem.

Tenha Agilidade na sua Tomada de Decisões

Como a gestão do projeto levanta todas as informações dele, antecipando erros que podem ocorrer, uma das dicas que te damos, é a de ter agilidade na sua tomada de decisões. 

Afinal, com todas essas informações mapeadas, fica cada vez mais fácil pensar em alguma solução para algum problema que possa vir a ocorrer. 

E, isso é importante para que você consiga, por exemplo, negociar melhores prazos para a entrega do projeto.

Gerencie o tempo de trabalho do seu Colaborador

Outra dica que te damos para melhorar seus projetos em 2021, é a de gerenciar o tempo de trabalho do seu colaborador. Ter isso é essencial  para evitar que os colaboradores trabalhem além do horário estipulado.

Afinal, você não quer ninguém trabalhe além das 8h diárias, não é mesmo? Além disso, ao limitar o horário de trabalho de cada colaborador, você se resguarda judicialmente no assunto.

Outro benefício disso, é que seus colaboradores, vendo que você preza pelo tempo deles fora do trabalho, se engajam mais, se tornando mais produtivos e também, mais leais a sua empresa.

Se comunique com sua equipe remotamente

Atualmente, conseguir se comunicar com sua equipe remotamente é necessário para realizar o gerenciamento de sua equipe de maneira efetiva. E, para que isso seja efetivo, é necessário definir o canal oficial para realizar as videoconferências e também, para documentar as decisões.

Além disso, contar com um kanban online também é algo que auxilia muito para o gestor conseguir repassar as tarefas para as equipes, ver quem está com menos demandas e delegar sem sobrecarregar sua equipe o que precisa ser feito durante a sprint.

Outra dica, é a de utilizar os fóruns, que permitem que você compartilhe com sua equipe informações sobre determinado assunto. Dessa forma, todos colaboram e conseguem aprender, incentivando a troca de conhecimento e o aprendizado constante.

Conclusão

Espero que essas dicas para melhorar seus projetos em 2021, te ajudem a se preparar para melhorar seus resultados. Por isso, tenha sempre em mente a importância de se comunicar com sua equipe de maneira clara e de ser aberto para discutir as ideias do projeto com eles.

E, se você tem alguma dúvida de como melhorar seus projetos em 2021, que tal conhecer o Acelerato e descobrir como te auxiliamos na gestão dos seus projetos? Clique aqui e teste gratuitamente o nosso sistema por 15 dias!



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui