Quer aprender o que é SAC e o que seu negócio pode ganhar com isso? Então acompanhe.

Afinal, o que é SAC?

Muitas empresas precisam de um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor para informar, resolver questionamentos e problemas relacionados as operações, produtos e serviços. Em resumo, trata-se da representação da empresa junto aos clientes e a representação dos clientes junto a empresa. Isso ocorre através de um processo de atendimento com intuito de fortalecer a marca e a empresa em seu mercado de atuação.

A criação de um SAC deve ser bem planejado e passar por todas as áreas da companhia. Assim, será possível prestar bons serviços aos clientes, além de fornecer informações precisas e qualificadas.

A seguir, veja alguns questionamentos que vão ajudar a criar um SAC eficiente.

  • Quais motivos faria o cliente ligar para sua empresa?
  • Qual será o papel do SAC?
  • Quem vai te representar?
  • Qual o equipamento será usado?

Agora, vamos nos aprofundar em cada um deles.

Quais motivos faria o cliente ligar para sua empresa?

Nem sempre o cliente quer falar com você quando seu produto ou serviço apresenta alguma falha ou defeito. A reclamação, por exemplo, só chega no SAC depois de ter passado por amigos, parentes, pesquisas na internet etc. Essa é uma pré – experiência que tem ficado cada vez mais comum e a melhor forma de explorá-la de forma positiva é formando uma impressão favorável nos estágios anteriores a compra.

Conhecendo seus hábitos e a sua própria operação será possível saber quais são os motivos que farão os clientes ligar e como tratá-lo durante o atendimento.

Qual será o papel do SAC?

O SAC pode servir para lembrar os clientes sobre procedimentos, normas e restrições que deveriam ter sido seguidas antes do contato. Nesse caso, o SAC representa a empresa junto aos clientes, sendo atribuída a solução de problemas e a elaboração diagnósticos de simples, que podem ser feitas em um primeiro atendimento.

Há também o SAC que representa a imagem do cliente diante da empresa, sendo um catalizados para monitorar o mercado, seu índice de satisfação e as tendências do mercado. A tendência, nesse caso, é ser uma ferramenta pró – ativa, que se antecipa à problemática do público – alvo.

Quem vai te representar?

Há basicamente duas opções com suas vantagens e desvantagens: um SAC alocado dentro a empresa ou uma empresa terceirizada. Assim, o que vai determinar qual adotar é a complexidade e os custos desses atendimentos.

Se forem respostas simples e pré – concebidas, o ideal é a terceirização. Porém, se forem mais complexas, o representante deve ser melhor preparado, conhecer o negócio e ter comprometimento com a empresa.

Qual o equipamento será usado?

Atualmente, o mercado oferece diferentes opções, tanto de software quanto de hardware para o SAC. Onde é possível, por exemplo, privilegiar o atendimento de determinados clientes, direcionar o atendimento para profissionais etc.

Por essa razão é importante adotar um sistema como o Acelerato, capaz de auxiliar em toda a operação, facilitando o cotidiano do SAC e da empresa.

 

Conclusão

Agora que você sabe o que é SAC e as melhores dicas para implantá-lo, está na hora da ação. Conte com o Acelerato em todas as etapas e preste o melhor atendimento ao cliente possível.

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui