nota

Empresas que buscam conquistar e fidelizar o cliente precisam ter argumentos sólidos e desenvoltura no momento de negociar. É importante ter um atendimento direcionado em todas as fases do negócio, inclusive o pós – venda. Negócios podem ser desfeitos já em fase avançada por conta de falhas na comunicação.

Neste posto, identificamos alguns problemas imperdoáveis no atendimento que as empresas cometem e nem sabem.
 

Focar no cliente e não no dinheiro

Um erro comum é pensar que pelo fato do cliente pagar em dia, o serviço está sendo prestado da melhor forma possível e não há motivos para se preocupar. Uma forma de estreitar a relação com o cliente é perguntando como ele vê a empresa, o que está bom e o que precisa ser melhorado.

Oferecer um atendimento personalizado, buscando solucionar os problemas que ele enfrenta é a melhor maneira de oferecer aquilo que ele precisa. Ou seja, é preciso focar na satisfação do cliente e não no próximo pagamento.
 

Não escutar o cliente

Clientes não gostam de ser interrompidos quando estão falando, na verdade, ninguém gosta. Colaboradores devem ser orientados a escutar tudo o que o consumidor quer falar e logo após explicar todas as informações pertinentes sem que ele seja interrompido. Escutar transmite mais segurança e ainda proporciona o tempo adequado para pensar na solução.
 

Dar preferência a um cliente em relação a outro

Algumas empresas se esforçam em conquistar um público de maior porte ou maior poder aquisitivo e pecam em dar atenção aquele cliente menor. Dar uma atenção especial a um cliente ou nicho específico pode causar insatisfação daquele cliente que ajudou a empresa a chegar onde está. O ideal é oferecer um atendimento de qualidade sem distinção de classe.
 

Falta de investimento em treinamentos

Quando o funcionário lida com o cliente pelo telefone ou de forma presencial é necessário uma capacitação apropriada as necessidades dele e da empresa. Para isso, a equipe precisa estar com pensamento alinhado e com conhecimento profundo sobre o produto e a área de atuação.

Por isso é importante investir na capacitação dos funcionários também nas abordagens, priorizando a boa educação e na proatividade.
 

Gerar vendas a qualquer custo

Evite prometer o que não pode cumprir, pois ao gerar uma expectativa no consumidor ele vai te cobrar por isso. Por isso é imprescindível ser honesto e claro quanto a proposta, prazos de entrega e prestação de serviços.
 

Não ter um sistema eficiente

Um sistema para auxiliar nas operações diárias do atendimento fará toda a diferença. Manter o controle sobre o próprio desempenho e sobre as capacidades produtivas são alguns dos fatores essenciais para que pequenas e médias empresas consigam prosperar e crescer. E também é uma das melhores formas de fidelizar e manter uma clientela cada vez maior.
 
O Acelerato é o melhor software de Help Desk online oferecido no mercado, capaz de tornar a gestão sobre o atendimento ao cliente de uma empresa muito mais profissional e qualificada. Com ele, é possível gerenciar de forma minuciosa os resultados de cada membro da equipe e as tarefas realizadas. Faça o teste Grátis e descubra como o Acelerato pode te ajudar .

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui