Excelência no atendimento ao cliente é muito mais que atender bem. O crescimento sustentável e estabilidade de qualquer empresa passa pelo nível de satisfação de seus clientes.

Preparado para conhecer 9 dicas para alcançar a excelência no atendimento ao cliente? Então continue lendo!

Afinal, o que é a excelência no atendimento ao cliente?

Não basta atender as expectativas dos clientes é preciso encantá-los. Isso é ter excelência no atendimento!

Mas é preciso dizer que encantar não se resume a estratégias que incluem brindes e ações mirabolantes. Acredite, ser eficiente, cumprir com o acordado, superar expectativas são ótimas ações para encantar e fidelizar clientes.

Por isso, trazemos 9 dicas essenciais para alcançar a excelência no atendimento ao cliente.

Vamos as dicas!

Vamos conhecer as 9 dicas para alcançar a Excelência no atendimento ao cliente:

  1. Comunicação
  2. Confiabilidade e Segurança
  3. Atualização
  4. Agilidade
  5. Capacitação
  6. Multicanal
  7. Acompanhamento
  8. Transparência
  9. Profissionalismo

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

Comunicação

Ninguém gosta de perder tempo ou mesmo travar diálogos longos e cansativos. Portanto, os clientes esperam uma comunicação dinâmica e direta ao procurar o help desk.

Instrua sua equipe a se comunicar com o cliente de forma clara, objetiva e que o cative. Reconhecer a importância da comunicação é crucial para alcançar a excelência no atendimento ao cliente.

Um bom atendimento passa por comunicação assertiva, com vocabulário formal, de fácil entendimento e cordialidade.

Confiabilidade e Segurança

Para o cliente, o atendente é a empresa. Portanto, é importante que ele seja hábil para transmitir confiança e segurança em suas interações.

Isso é crucial para que o atendente consiga criar uma relação positiva com cliente. Esse é primeiro passo para a excelência no atendimento e impacta diretamente da fidelização do cliente.

Existem situações em que o atendente tem as informações necessárias para prestar um atendimento excelente, porém não consegue passar segurança no que diz. Isso pode abalar fortemente a imagem da empresa e prejudicar a construção de um relacionamento.

Há várias formas de passar confiança durante o atendimento, principalmente ao prestar atenção na maneira em que as informações são transmitidas.

Por exemplo, através do tom de voz e linguagem corporal durante um atendimento presencial. No caso de atendimentos por telefone ou e-mail é importante usar linguagem positiva, por exemplo, em vez de usar “você tem que…” dizer “sugiro que você…“.

Atualização

É muito importante que o atendente conheça bem as ferramentas disponíveis no atendimento e informações do produto/serviço. Isso evita desgastes e demoras nos atendimentos por falta de qualificação.

Promova troca de informações nas equipes com Fóruns de discussão ou Bases de Conhecimento. Inclusive, essas ferramentas também podem ser oferecidas aos clientes para que eles tirem suas próprias dúvidas. Lembre-se, melhor que um chamado atendido com eficiência é um chamado que não foi aberto.

Outro ponto que pode ajudar nesse processo é o próprio onboarding de clientes. Podemos dizer que é um fato: um onboarding mal feito resulta em aumento na abertura de chamados.

Agilidade

É impossível falar de excelência no atendimento e não mencionar agilidade. Quanto mais ágil e assertivo é o atendimento, maiores são os indicadores de satisfação do cliente!

Planeje como agilizar o tempo de resposta ao cliente e instigue sua equipe a resolver um atendimento no primeiro chamado.

Além disso, a agilidade das equipes impacta diretamente no SLA.

Capacitação

Já falamos muito sobre a importância do treinamento nas organizações, mas vale reforçar. Os funcionários precisam ser bem treinados para agir com gentileza, calma, boa educação e ter o conhecimento necessário para prestar um atendimento eficiente.

Além disso, é com treinamento que você prepara a equipe para imprevistos, como clientes insatisfeitos e até inadimplentes.

Acredite: um Help Desk bem treinado pode ser a arma secreta da sua empresa!

Multicanal

Oferecer um Atendimento Multicanal é benéfico para empresa e clientes. Disponibilizar diversos canais de atendimento é importante pois permite ao cliente escolher qual plataforma ele se sente mais confortável.

Por isso, é preciso que a equipe conheça as peculiaridades dos meios oferecidos. Veja dicas elevar o nível do atendimento ao cliente da sua empresa nos canais:

Acompanhamento

Monitorar os resultados dos atendimentos é uma boa forma de saber as opiniões e medir a satisfação dos clientes. Além disso, no monitoramento é possível identificar clientes insatisfeitos e com possibilidade de cancelamento, quais podem contratar mais ou mesmo serviços e obter indicações para novos clientes.

Além disso, medir os resultados implica em ter dados para tomar decisões sobre o time, como oferecer treinamentos e promover contratações ou demissões.

Conheça 8 regras para um bom atendimento ao cliente!

Transparência

Ser honesto e transparente com o cliente é um dos pontos principais para alcançar a excelência no atendimento. Caso haja deslealdade e o cliente descubra, a imagem da empresa será arranhada e o que era um simples chamado pode resultar (e com razão) em um cancelamento.

Uma gestão transparente gera credibilidade, algo crucial para a fidelização de clientes e para a excelência no atendimento.

Profissionalismo

Atendentes com postura profissional são cruciais para a excelência no atendimento. Isso passa por algumas dicas que já abordamos, como por exemplo, boa comunicação e saber transmitir confiança.

Porém, há outras características que você deve para estimular na equipe, por exemplo, inteligência emocional, empatia, automotivação, etc.

Dica Bônus!

Minha dica bônus é adotar um sistema de help desk que ajude em todos esses pontos e em muito mais. Um bom sistema pode:

  • Automatizar processos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Reduzir custos;
  • Concentrar informações (através de bases de conhecimento e fóruns);
  • Gerar relatórios;
  • E muito mais!

Leia o artigo: 5 formas de um sistema de Help Desk online aumentar a produtividade!

Por isso, gostaria de te convidar a conhecer mais sobre o Acelerato – sistema de Help Desk e gestão de projetos ágeis. Além de trazer excelência no atendimento para sua empresa, ele permite gerenciar projetos, definir workflows e elevar o nível da sua gestão.

E o melhor: tudo isso em nuvem, o que significa economia de recursos, mobilidade e segurança.

Conclusão

Excelência no atendimento ao cliente é fundamental para empresas que querem crescer. Até porque, não adianta foco em atração de novas contas se os clientes atuais não estão satisfeitos.

Lembre-se, supere as expectativas dos clientes e eles não terão motivos para cancelamentos.  

——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui