Será que uma falha na comunicação pode gerar algum transtorno?

Será que a falta dela pode dar prejuízo?
Será que ela é realmente é importante?

A comunicação eficiente não é apenas passar a informação para outra pessoa, mas sim ser bem compreendido por quem recebe essa informação. Afinal, não adianta você passar um recado se a pessoa que recebe não entende, não é mesmo?

Não negligencie a importância da comunicação no ambiente de trabalho

Uma boa comunicação deve ser clara e objetiva, sem que haja má interpretações ou ruídos na hora da transmissão.

A importância da Comunicação é muito mais do que atividades de comunicação interna. A forma como as pessoas se comunicam no trabalho reflete a cultura organizacional e, principalmente, o nível de motivação daqueles colaboradores.

Mas como se comunicar bem no ambiente empresarial?

  1. Cordialidade
  2. Escute mais do que fala
  3. Conhecimento
  4. Cuidado com a Linguagem utilizada
  5. Tom de Voz

A seguir, vamos nos aprofundar em cada uma dessas dicas.

1) Cordialidade:

A importância da ComunicaçãoNada melhor do que conversar com uma pessoa cordial, simpática, que lhe dê a devida atenção, que realmente escute o seu problema e o que você quer passar. Isso acontece muito na área de Help Desk, por exemplo, nem sempre você é atendido por um bom profissional, que esteja realmente disposto a te auxiliar. Portanto a cordialidade é um ponto essencial para a boa comunicação.

 

 

2) Escute mais do que fala:

A importância da Comunicação Nós temos o grande defeito de querer falar mais do que escutar, mas a boa comunicação consiste também em escutar, isso demonstra interesse, empatia e talvez o problema seja resolvido melhor, pois você realmente escutou o que estava acontecendo e a sua compreensão também foi muito melhor. Já dizia a velha frase:

“Temos duas orelhas e uma boca, para que possamos ouvir mais do que falar”.

3) Conhecimento:

A importância da ComunicaçãoO conhecimento nunca é demais, quando você for se comunicar estude sobre o assunto, não saia apenas falando “talvez” ou “eu acho”, realmente saiba sobre o assunto, assim você irá passar segurança na hora de se comunicar e a pessoa que está recebendo aquela mensagem irá ter confiança de que realmente você está auxiliando no que ela precisa.

4) Cuidado com a Linguagem utilizada:

A importância da ComunicaçãoGírias ou palavras de baixo calão, sem dúvida não devem fazer parte do pacote da boa comunicação. Ninguém gosta de falar com uma pessoa que fala “tipo assim” ou “mano” ou qualquer outro linguajar desse tipo. As pessoas gostam de ser bem recepcionadas, quando se fala de forma incorreta as pessoas prestam mais atenção nessas palavras do que no assunto que realmente você quer transmitir.

 

5) Tom de Voz:

A importância da ComunicaçãoProcure controlar bem o seu tom de voz e o ritmo com o qual passa a mensagem para a outra pessoa. Quando você fala alto ou rápido, pode passar a impressão que está nervoso, impaciente, ou até mesmo que não quer auxiliar a pessoa, fazendo com que o receptor acabe se frustrando e não tendo o seu problema resolvido.

 

Conclusão

A boa comunicação é imprescindível, pois através dela você terá melhores resultados e uma equipe mais afiada na resolução dos problemas, pois todas estarão a par de tudo, além de melhorar o ambiente de trabalho.

Lembre-se estabeleça sempre uma boa comunicação, principalmente com o seu cliente, pois ele é o seu maior patrimônio, sem ele sua empresa poderá afundar.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui