O que é PMI e qual a sua relevância?

O Instituto de Gerenciamento de Projetos, do inglês Project Management Institute (PMI), é uma associação voltada a profissionais que lidam com gerenciamento de projetos dentro das empresas onde trabalham ou mesmo àqueles que estão começando a desenvolver algum interesse por essa área.

Com mais de 700 mil membros, entre voluntários e profissionais efetivos, o PMI é reconhecido como a maior associação do mundo em seu segmento, sendo responsável por impulsionar as habilidades de milhares de pessoas em diversos países.

Por sua eficiência, a associação, além de ser parte essencial no sucesso de estratégias de gerenciamento de projetos dentro das empresas, também ajuda no processo de aperfeiçoamento global desse setor.

Por meio de eventos realizados constantemente em diversas partes do mundo, o PMI tenta disseminar e aprimorar práticas relacionadas ao gerenciamento de projetos e fazer com que os profissionais dessa área desenvolvam suas tarefas de maneira cada vez mais singular, ou seja, que todos sigam as práticas mais indicadas com o intuito de aperfeiçoar os trabalhos.

Como exatamente funciona o PMI?

O PMI oferece uma série de certificações àqueles que têm interesse em desenvolver suas habilidades dentro desse segmento. A realização dos trabalhos do Instituto de Gerenciamento de Projetos acontece de acordo com uma separação por regiões.

Com isso, como o PMI é dividido em capítulos, as atividades realizadas em cada um dos lugares são compartilhadas por profissionais que são ligados a diferentes capítulos. Dessa forma, pessoas com habilidades distintas se unem para desenvolverem tarefas que exigem múltiplos conhecimentos.

Qual a relevância do Project Management Institute?

O PMI pode ser relevante até mesmo para profissionais que ainda não estão interessados em trabalhar com gerenciamento de projetos, já que a maneira ágil e totalmente focada na disseminação de conhecimentos com que a associação desenvolve suas atividades faz com que aqueles que interagem com ela desenvolvam o gosto por esse setor.

Com isso, mesmo os iniciantes têm oportunidades de alavancarem suas carreiras, já que o PMI oferece as ferramentas necessárias para que o profissional consiga obter conhecimentos e habilidades em relação ao gerenciamento de projetos.

Por tudo isso, o PMI tem sido crucial para o constante aperfeiçoamento da área de gestão de projetos, disseminando as melhores práticas desse setor e sendo essencial para a formação de profissionais qualificados.

Para concluir, é importante ressaltar que aliar conhecimentos, como os que podem ser obtidos através do PMI, com ferramentas capazes de potencializar a gestão de projetos é fundamental para obter sucesso nessa área.

Nesse sentido, o sistema Acelerato é uma ferramenta on-line capaz de otimizar todos os processos referentes à gestão de projetos, além de permitir um atendimento ágil e eficiente de qualquer local e a qualquer horário.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui