De acordo com o CX TRENDS, relatório anual que tem como objetivo identificar as principais tendências do atendimento ao cliente em 2023, 81% dos líderes entrevistados afirmam que investir na melhoria do atendimento ao cliente será uma prioridade nesse ano. 

Alinhado a isso, 70% dos clientes revelaram que estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem experiências personalizadas e integradas. 

Mas qual é o custo do atendimento ao cliente de qualidade?

Entender o custo do atendimento ao cliente é importante para o negócio crescer de forma sustentável. 

Investir em melhorias no atendimento é estratégico para o sucesso da sua empresa, proporcionando uma experiência positiva aos clientes e tornando o produto ou serviço mais competitivo no mercado. 

Qual a importância de um bom atendimento ao cliente?

Fortalecer o seu relacionamento com o cliente é importante para que você consiga fidelizar ele de vez em sua empresa.

Afinal, clientes que recebem um atendimento fora da curva tem maior probabilidade de voltar a fazer negócio com a empresa e, ainda, indicá-la para amigos e familiares.

Essas indicações costumam trazer clientes que já estão mais inclinados a fechar negócio, resultando em uma jornada de compra mais curta e, consequentemente, em um CAC mais baixo.

Nesse contexto, a empresa se diferencia dos concorrentes ao oferecer uma experiência única ao cliente, seja pela simplificação de processos, pela agilidade no fechamento de negócios ou pela resolução eficiente de problemas. 

Isso resulta em uma reputação positiva, contribuindo para o crescimento sustentável do negócio, conquistando uma base de clientes leais e satisfeitos. 

Portanto, investir em um atendimento ao cliente excepcional não é apenas uma despesa, mas sim um investimento estratégico que proporciona retornos significativos a curto e longo prazo.

Como reduzir o custo do atendimento ao cliente?

Investir na qualificação da equipe de atendimento é fundamental para garantir uma experiência positiva para os clientes. Embora possa parecer um gasto inicial, profissionais bem treinados conseguem resolver problemas e dúvidas rapidamente, reduzindo o tempo de cada interação. Isso significa atender mais chamadas e, consequentemente, reduzir custos em longo prazo.

Além disso, a organização dos trabalhos e a medição de resultados são cruciais para otimizar recursos e evitar gastos desnecessários. Ao identificar o que funciona bem e o que precisa ser aprimorado, é possível concentrar investimentos nas práticas mais rentáveis.

A automação também desempenha um papel importante. Ao adotar tecnologias como o Acelerato, as tarefas são simplificadas e otimizadas.

Isso resulta em menos erros, maior versatilidade e, consequentemente, menos custos com pessoal. 

A automatização permite obter relatórios e dados precisos sobre as atividades e interações, facilitando um atendimento eficiente e personalizado, o que reduz o número de chamadas desnecessárias e melhora a qualidade do atendimento de forma geral.