A geração do milênio gasta em média 30% de seu tempo de mídia (5 horas/dia) engajada com conteúdo gerado pelo usuário (UGC). 

Ao levarmos em conta as estatísticas demográficas dos usuários do Instagram (55% são adultos entre 18 e 29 anos), fica claro o motivo pelo qual o AirBnB utiliza ativamente o conteúdo gerado por usuários em suas estratégias de marketing digital.

Conteúdo gerado pelo usuário, o que é?

User Generated Content (UGC) ou conteúdo gerado pelo usuário é qualquer conteúdo criado pelos consumidores sobre um produto ou serviço.

Sejam eles depoimentos, resenhas, comentários, classificações ou postagens em redes sociais.

Esse tipo de conteúdo é visto pelos possíveis clientes como algo autêntico e confiável. Ele reflete a experiência de uma pessoa comum, diferente de uma publicidade, quando a pessoa está sendo paga para isso. 

Por essa razão, ele pode contribuir para as conversões e aumentar a credibilidade de uma marca.

No entanto, vale lembrar que essa estratégia não pode ser controlada da mesma forma que um conteúdo profissional. Sendo assim, existem alguns riscos envolvidos, como receber críticas negativas.

Apesar disso, quando bem gerenciado e com a devida atenção aos feedbacks, o uso de conteúdo gerado por usuários pode ser uma poderosa ferramenta para fortalecer a relação entre a marca e o público, além de proporcionar maior autenticidade e confiança nas comunicações.

Os impactos do conteúdo gerado pelo usuário no Airbnb

77% do conteúdo postado pelo AirBnb no Instagram no quarto trimestre de 2016, foi conteúdo gerado pelo usuário.

O segredo para o sucesso foi permanecer pessoal e entender seu público-alvo, o que ajudou a construir uma comunidade leal. 

O conteúdo ganho é uma ferramenta essencial no arsenal de um profissional de marketing para construir e expandir suas comunidades de mídia social. Ele oferece uma nova e valiosa oportunidade para contar histórias e estabelecer um relacionamento mais autêntico e confiável com o consumidor, permitindo que os profissionais de marketing expressem a essência da sua marca de forma impactante.

Segundo um estudo do Instituto Nielsen 92% dos consumidores no mundo confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar acima de qualquer outra forma de propaganda. Mas não fica por aí, seguindo esse raciocínio 70% acreditam nas opiniões de quaisquer outras pessoas no ambiente virtual.

Na época, o uso do UGC em sua estratégia de conteúdo não apenas ajudou o AirBnB a gerar engajamento com seu público. Mas também ajudou a aumentar sua comunidade no Instagram em mais de 13%. Isso pode parecer um pequeno aumento, mas com a enorme base que o AirBnB já possuía, isso se traduziu em mais de 172 mil seguidores.

Com isso, o AirBnB adquiriu um enorme acervo de fotos de todo o mundo para compartilhar com seu público. Essas imagens comunicam os valores fundamentais da marca e destacam as casas, experiências e lugares únicos em diversos destinos.

Essa estratégia não apenas inspira os seguidores a explorar novos lugares para se hospedar, mas também os motiva a criar conteúdo que seja digno de ser compartilhado com outras pessoas.

Conclusão

Agora, mais importante do que nunca quando se trata de criar conteúdo para o seu marketing é colaborar com seu público para melhorar a qualidade do conteúdo ganho e criar oportunidades de conversas. 

Esses pequenos detalhes podem ajudar no fortalecimento de parcerias entre a marca e sua comunidade.