Como já falamos aqui, adicionar gatilhos mentais ao seu atendimento é uma das etapas mais importante para a equipe de vendas, afinal, seu atendente precisa convencer o cliente de que ele necessita do produto ou serviço ofertado.

Isso é possível através de algumas palavras ou frases que refletem suas dores juntamente com uma solução que pode ajudar neste momento. Em resumo, os gatilhos mentais são uma série de técnicas aplicadas para convencer alguém sobre alguma coisa, a partir de informações direcionadas a fatores emocionais e instintivos do receptor da mensagem.

Pensando nisso, neste artigo trouxemos alguns dos principais Gatilhos Mentais para que você possa aplicar na sua Equipe. Confira!

Reciprocidade

O ditado já diz: É dando que se recebe. Muito usado no Inbound Marketing, o gatilho da reciprocidade só mostra que quando alguém é legal com a gente, sentimos necessidade de retribuir.

Então, se você quer uma ação do seu potencial cliente, procure oferecer algum benefício, como um material rico ou até mesmo um desconto, e ele irá te retribuir com o contato, abrindo as portas para uma conversa futura.

Autoridade

Assim como em uma roda de amigos, a confiança precisa ser construída, não adianta chegar ao grupo dizendo que você sabe tudo, é preciso mostrar enquanto se cria uma relação.

Nesse caso, criar um blog pode te ajudar, já que permite mostrar todo conhecimento e expertise dos seus vendedores na sua área de atuação.

Trabalhando com um bom SEO é possível ter seu texto em uma posição de destaque, levando as pessoas que procuram pelo assunto entenderem que você é não só uma autoridade, reconhecida pelo mercado mas também pelo próprio Google.

Escassez

Muito usada na área de vendas, esse gatilho vem para adiantar uma decisão de compras, afinal, é uma tendência de que quando as pessoas percebem que algo está acabando, elas corram para não perder a chance.

Podemos ter como exemplo os sites de viagens que informam quantas vagas faltam para ocupar aquela hospedagem, mostrando também quantas pessoas estão procurando o mesmo que você. Sendo assim, caso não feche a reserva logo, pode se perder a oportunidade.

Conclusão

E claro que, para uma melhor aplicação dessa estratégia é importante contar com um sistema de atendimento que centralize as ações e contatos com os clientes. 

O Acelerato, por exemplo, agiliza todo o processo de atendimento através de uma série de funcionalidades. Além de possibilitar interações eficientes a qualquer hora e lugar, o Acelerato também ajuda os processos de desenvolvimento e gestão de projetos ágeis.