Com a busca entre o equilíbrio profissional e pessoal em alta, ser valorizado na empresa em que trabalha é algo essencial para os funcionários. Logo, você como gestor deve saber algumas maneiras de valorizar a sua equipe, extraindo o melhor de cada um.

Afinal, valorizar não é só pagar o melhor salário, envolve muitas outras coisas que nós iremos abordar aqui nesse artigo. Por isso nós criamos ele, visando ajudar você, gestor, a descobrir as melhores maneiras de valorizar a sua equipe.

Confira!

4 maneiras de valorizar a sua equipe!

Segundo uma pesquisa realizada pelo Great Place to Work, 67% dos funcionários se sentem mais produtivos quando a empresa investe em um ambiente de trabalho seguro e saudável. 

Porém, o que mais impacta na felicidade do trabalhador e que você, como gestor, consegue fazer para valorizar a sua equipe? Além do investimento em um ambiente acolhedor e saudável, destacamos mais 4 maneiras de valorizar a sua equipe. Elas são:

  • Invista em comunicação interna de qualidade;
  • Ofereça um feedback construtivo para a sua equipe;
  • Reconheça as conquistas de cada membro da sua equipe;
  • Implemente técnicas de Team Building no dia a dia da empresa;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas 4 maneiras de valorizar a sua equipe!

Invista em comunicação interna de qualidade

Pode parecer que não, mas uma comunicação interna de qualidade é capaz de aumentar a felicidade do seu colaborador. Afinal, se nós falamos acima da importância do ambiente saudável para o trabalho, a comunicação interna é parte essencial para a criação desse ambiente.

É importante que você sabia que comunicar-se com seu funcionário, envolve compartilhar as informações, dados, avaliações e estratégias do ambiente de trabalho.

Além disso, a comunicação interna traz diversos benefícios à empresa. Como:

  • Aumento da produtividade;
  • Ambiente de trabalho agradável e amigável, ou seja, sem conflitos em equipes;
  • Diminui o turnover, ou seja, a taxa de rotatividade dos colaboradores;
  • Fácil adaptação de novos colaboradores;
  • Centraliza as informações;
  • Minimiza fofocas;
  • Entre outros benefícios;

Caso queira entender mais sobre os benefícios da comunicação interna para a sua empresa, confira o artigo que fizemos sobre o assunto aqui!

Ofereça um feedback construtivo para a sua equipe

O feedback construtivo é uma comunicação, normalmente entre gestor e colaborador, que busca mostrar para o funcionário, quais foram os pontos positivos e em quais aspectos ele precisa melhorar.

Ele serve para mostrar para seu funcionário, se ele está indo no caminho correto. Essa comunicação entre gestor e colaborador também auxilia no engajamento dele em sua empresa.

Afinal, com o feedback construtivo, o colaborador percebe que a empresa se preocupa com o seu bem-estar e crescimento profissional. Além disso, essa prática passa maior transparência e possibilita que os profissionais entendam em quais pontos podem melhorar e como eles fazem isso. 

Por isso que oferecer um feedback construtivo para a sua equipe ou colaborador, é algo tão importante. Afinal, como mostramos acima, isso faz com que o trabalhador se sinta valorizado por ter uma empresa que se preocupa com seu desenvolvimento, promovendo um ambiente propício para que ele cresça em sua carreira.

Reconheça as conquistas de cada membro da sua equipe

Reconhecer as conquistas de cada membro da sua equipe é primordial para que o ambiente de trabalho continue saudável no dia a dia. Afinal, com o reconhecimento, seus trabalhadores conseguem perceber a importância deles para a empresa, aumentando assim sua motivação no trabalho.

E, para reconhecer um colaborador, não é necessário investir em coisas espalhafatosas. Alguns exemplos são o do elogio sincero do gestor, um cupom com um valor para que ele compre alguma refeição especial via delivery, um dia de folga após um projeto longo, entre outras coisas.

Além disso, não deixe de reconhecer também o trabalho de sua equipe. Isso é tão importante quanto reconhecer o desempenho individual de cada um, sendo parte importante do processo de felicidade do colaborador no trabalho. 

Implemente técnicas de Team Building no dia a dia da empresa

Quando falamos sobre team building, logo vem a nossa mente a tradução “construção de equipes”. Porém, ele não é focado no treinamento teórico, a fim de melhorar as habilidades técnicas dos seus colaboradores.

Esse conjunto de técnicas é focado em fortalecer os laços afetivos dos funcionários. Além disso, ele possibilita a criação de amizades entre os participantes, agregando cada vez mais valor para a empresa. Afirmamos isso, porque colaboradores engajados e com uma relação mais profunda, possuem maior senso de comunidade. 

Logo, se alguém do time está com alguma dificuldade, todos irão trabalhar para ajudar essa pessoa a chegar no mesmo patamar do restante.

Apesar do team building parecer um pouco “simples”, ele é importantíssimo para que o relacionamento das equipes de sua empresa fique cada vez melhor.

Alguns dos benefícios que o Team Building oferece para a sua empresa são:

  • Gera o sentimento de pertencimento para os colaboradores;
  • Melhora a comunicação entre os colaboradores;
  • Aumento do engajamento geral;

Caso queira entender melhor sobre o Team Building e sobre como ele impacta a felicidade da sua equipe, confira o Guia que fizemos sobre o assunto aqui!

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer melhor sobre as 4 maneiras de se valorizar a sua equipe que nós trouxemos nesse artigo? É importante que você comece a implementar isso no seu dia a dia, de maneira que você evita o turnover na sua equipe e, aumenta também a felicidade do seu trabalhador no seu dia a dia.

E, se você estiver buscando um sistema que te ajude a colher os dados de trabalho da sua equipe, facilitando o processo de reconhecimento ou de feedback, que falamos acima, que tal conhecer o Acelerato? Afinal, nele é possível que você implemente todas as maneiras de valorizar a sua equipe que nós mostramos acima!

Caso queira testar nossa ferramenta, clique aqui e solicite o seu teste grátis do Acelerato!



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui