Uma das grandes inovações que estamos presenciando no mercado de trabalho, é o home office. E, no momento que estamos presenciando, com a pandemia do COVID-19, muitos colaboradores tiveram que adotar o trabalho remoto, visando diminuir a disseminação do vírus. Porém, muitos colaboradores estão sentindo os impactos dessa mudança, não conseguindo manter sua produtividade trabalhando em casa. 

Afinal, já estávamos todos acostumados a trabalharmos fora de casa e, essa mudança repentina pode alterar bastante a forma como seus colaboradores produzem. Por isso, saber como manter a sua produtividade, trabalhando em casa é essencial para que você ajude a empresa em que você trabalha a sair fortalecida dessa pandemia.

E, pensando em te ajudar com esse desafio, criamos o blogpost a seguir. Nele, destacamos 5 maneiras que nós, do Acelerato, encontramos para manter a nossa produtividade trabalhando em casa. Confira!

5 maneiras de manter sua produtividade trabalhando em casa

Como falamos acima, manter a produtividade é essencial para que você consiga se manter bem durante a pandemia e também, para mostrar para a empresa em que você trabalha, que o home office é uma alternativa viável.

E, para te dar um norte sobre como você consegue manter sua produtividade trabalhando em casa, confira às cinco dicas que trouxemos para você, abaixo!

  1. Tenha um espaço dedicado para o Home Office;
  2. Evite olhar o seu celular a todo momento;
  3. Realize reuniões diárias com o seu time;
  4. Crie um planejamento semanal;
  5. Conheça alguns métodos para otimizar o seu tempo.

Abaixo, vamos entender melhor sobre cada uma dessas dicas!

Tenha um espaço dedicado para o Home Office

Ter um espaço inteiramente dedicado para o seu horário de trabalho é fundamental para te ajudar a manter sua produtividade. Por isso, é necessário que esse local seja quieto e, de preferência, longe de distrações.

Também é importante que você tenha uma cadeira que te permita ficar várias horas sentado de maneira ergonomicamente correta. Afinal, o conforto é com certeza algo que consegue te tirar a produtividade. 

E, já que estamos falando sobre conforto, algumas coisas realmente fazem a diferença, como ter um ambiente arejado, possuir uma tela anti-reflexo em seu computador, manter a temperatura do seu local de trabalho confortável, entre outras ações.

Evite olhar o seu celular a todo momento

Apesar de ser importante ter algumas distrações para os momentos de descompressão, olhar o seu celular a todo momento é um dos grandes vilões da produtividade de trabalhar em casa. 

Por isso, uma atitude que é simples e com certeza te ajudará bastante, é a de desativar as notificações dos aplicativos. Dessa forma, você não se sente sempre “curioso” para saber o que está acontecendo em suas redes sociais. 

Também é importante não utilizar o WhatsApp como meio de comunicação principal com seus companheiros de trabalho. Afinal, essa rede social é pessoal e, o uso dela corporativamente pode também ser um meio de distração. Até porque, mudar de uma conversa para a outra é algo realmente muito rápido e até intuitivo da ferramenta.

E, para te ajudar a ter ideias de canais de comunicação corporativo, separamos algumas dicas nesse texto aqui!

Realize reuniões diárias com o seu time

Apesar de parecer algo simples e que não faz a diferença, realizar reuniões diárias com o seu time com certeza é algo que te ajuda a manter a produtividade em alta.

Além disso, os encontros são importantes para evitar que vocês acabem trabalhando em uma mesma tarefa, permitindo que vocês tenham mais efetividade no seu dia a dia. 

E, para finalizar esse tópico, algumas dicas que com certeza te ajudarão a passar mais esse desafio, são: 

Manter a câmera ligada, pois te ajuda a fortalecer os laços da equipe, além de te ajudar a perceber melhor as emoções que seus colaboradores/parceiros de equipe estão sentindo, te permitindo ajudar em algo, caso seja necessário;

Planejar sempre suas reuniões, afinal, todos sabemos da importância de não perder tempo em reuniões improdutivas, que, como muitos falam, poderiam ser resolvidas em um e-mail. Além disso, já leve suas dúvidas e sugestões anotadas, isso também evita a perda de tempo pensando ou procurando suas sugestões.

Crie um planejamento semanal

Ter um planejamento semanal de suas rotinas é uma boa maneira de melhorar a sua produtividade. Afinal, sabemos que a falta dele, tende a sobrecarregar os gestores, gerando erros durante os processos, retrabalho e perda de produtividade. 

E, um ponto importante a se destacar, é que sem um planejamento, duas pessoas do seu time podem estar fazendo a mesma atividade sem saberem, conforme falamos acima. E, quando você deixa claro todas as tarefas que devem ser feitas naquela semana e cria uma rotina, isso fica mais fácil. 

Por isso, crie um planejamento semanal e, se possível, crie um para a sua equipe. Mas lembre-se sempre da importância dele ser adaptável, afinal, não podemos perder uma oportunidade apenas por ela não fazer parte do nosso planejamento.

Conheça alguns métodos para otimizar o seu tempo

E por último, mas não menos importante, para te ajudar a manter sua produtividade trabalhando em casa, vale conhecer alguns métodos que ajudam a otimizar o tempo de trabalho. Abaixo, destacamos os principais que utilizamos:

Agora que conhecemos elas, vamos entender um pouco mais dessas técnicas!

Método Pomodoro

O método Pomodoro foi criado por volta de 1980 e, ele é baseado na ideia de Francisco Cirilo, que acreditava que era possível otimizar os resultados de trabalhos e estudo de maneira que não envolvesse nenhuma tecnologia avançada.

A técnica segue um processo simples de gestão de tempo para trabalhar da melhor forma a maneira como a mente humana processa as informações. O método Pomodoro prova que a mente tem um potencial de aprendizado e desenvolvimento maior e mais eficiente quando não está sobrecarregada.

Ele é dividido em duas partes. Além disso, ele é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental e evitar distrações:

A cada 25 minutos trabalhados (Um Pomodoro), ocorre uma pausa leve de 3 a 5 minutos, onde a mente ficará distraída e assim irá gravar as informações no subconsciente. Utilize essas pausas para acessar seu site favorito, tomar um café ou bater um papo com os amigos.

A cada quatro ou seis Pomodoros, realizr pausas mais intensas de 15 a 20 minutos. Em que devem ser realizadas atividades parecidas com as das pausas menores. 

Assim, sua mente ficará mais relaxada e você evitará a fadiga no final do dia.

Método Getting Things Done (GTD)

Já o Getting Things Done (GTD) é uma metodologia de produtividade cujo foco é melhorar os resultados com menos esforço. Esse método surgiu em 2002, através do livro “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity”, do escritor norte-americano David Allen, e foi traduzido em português com o título “A arte de fazer acontecer”.

Acima de tudo, usar ideias simples e fáceis de serem colocadas em prática é o principal desse método. Além disso, o criador desse método busca ensinar as pessoas a como maximizarem a sua organização e produtividade pessoal sem estresse e esforço excessivo.

Um dos conceitos mais interessantes abordados no método Getting Things Done é o mind like water. Em português ele poderia ser traduzido como “mente clara como a água”. Essa é uma analogia com origem nas artes marciais e, ela explica como as pessoas tornam-se mais tranquilas ao terem tudo sob controle.

Conclusão

Com essas cinco dicas para você manter sua produtividade trabalhando em casa, esperamos te ajudar a passar por mais esse momento de dificuldade, mantendo a sua empresa segura. 

Vale lembrar que cada um possui suas particularidades e, as dicas acima são apenas sugestões que acreditamos que dá certo, por conta da nossa vivência. Caso tenha alguma sugestão ou tenha uma outra maneira que funciona bem para você, deixe nos comentários! Vamos adorar ler e conhecer outras maneiras de manter a nossa produtividade trabalhando em casa!