Conforme falamos aqui, a Gestão dos Projetos é a chave do sucesso da maioria das empresas, uma vez que elas são essenciais para agilizar seus processos e fazer com que você tenha maior fluidez nos níveis organizacionais de seu negócio.

E, apesar de ser difícil encontrar algum projeto que não tenha tido nenhuma pequena falha durante sua execução, é possível minimizar a quantidade de ocorrências durante que afetem a entrega final do produto para seus clientes. Por isso, visando ajudar a melhorar sua gestão de projetos, criamos o artigo a seguir. Nele, te mostramos quais são os 5 principais erros que um gestor pode cometer. Confira!

5 Principais erros da Gestão de Projetos

Conforme falamos acima, a Gestão de Projetos é um dos elementos chave para o sucesso de um produto. Por isso que se deve ficar sempre atento aos principais erros que podem ocorrer durante o Gerenciamento de Projetos. Eles são:

  • Falta de planejamento;
  • Problemas com a comunicação entre a equipe;
  • Realizar diversas alterações em seu escopo durante a execução;
  • Delegação errada das atividades entre sua equipe;
  • Não realizar um levantamentos dos riscos que podem ocorrer durante a execução do projeto.

E, para te ajudar a entender melhor sobre os cinco erros, evitando assim cometer eles novamente, destrinchamos melhor os principais erros da Gestão de Projetos, confira!

Falta de planejamento

Apesar de ser uma premissa básica para iniciar um projeto, a falta de planejamento é um dos principais erros quando falamos sobre a Gestão dos Projetos. Ela normalmente acontece quando não é realizado o mapeamento completo de todos os detalhes desse novo desafio.

Por isso, realize a distribuição das tarefas entre sua equipe, estimativa de custo, tempo de entrega das demandas, todas as etapas do projeto, e, por último, não esqueça de sanar as dúvidas que possam vir a surgir entre seus liderados, pois é importantíssimo para a execução perfeita de seu projeto que todos tenham entendido suas funções.

Além disso, um erro que muitas vezes é cometido, é o de utilizar um planejamento de um projeto passado, para o atual. Porém, precisamos ter em mente que o que serviu para um, não necessariamente é o ideal para o outro, o que pode acabar elevando seus custos e até, colocando em risco o sucesso dele.

Problemas com a comunicação entre a equipe

A comunicação entre líder e equipe é algo primordial e, muitas vezes, por ser falha, pode acarretar diversas falhas que podem ser desastrosas para o bom andamento de seu projeto. 

Por isso, invista em melhorar a comunicação entre sua equipe e também com o seu cliente, afinal ele precisa saber o andamento das entregas solicitadas por ele.

E, para que isso ocorra da melhor forma, estabeleça uma maneira de comunicação entre sua equipe e, uma entre cliente e empresa. Entre seus colaboradores, você pode incentivar o uso de um software de gerenciamento de projetos, como o Acelerato, ou então criar uma intranet para compartilhar os assuntos relacionados ao projeto, entre outras coisas. Já com o seu cliente, além de realizar ligações periódicas e apresentações in loco, também vale destacar a importância de utilizar outras formas de comunicação, como os boletins, por exemplo. 

Realizar diversas alterações em seu escopo durante a execução

Um projeto com seu planejamento bem feito, normalmente possui poucas alterações em seu escopo até o final. Porém, caso você tenha que ficar alterando a todo momento alguma coisa no seu projeto, vale a pena sentar com seu time e recriar o planejamento. 

Afinal, vale mais a pena gastar um pouco mais de tempo refazendo todo o planejamento e evitando alterações durante o trajeto, do que ter que ficar alterando a todo momento o seu projeto, algo que atrapalha muito mais o andamento das entregas. 

Delegação errada das atividades entre sua equipe

Conforme falamos mais acima, delegar as atividades entre os colaboradores de sua equipe é fundamental para que seu projeto tenha sucesso. Afinal, é um pouco comum que algumas tarefas dependam da realização de outra para que possa seguir para o desenvolvimento. 

Por isso, você deve ser minucioso ao delegar as tarefas do projeto. Além disso, você deve sempre acompanhar de perto se alguém de sua equipe está sobrecarregado, pedindo para que alguém de sua equipe o ajude a finalizar sua tarefa.

E, também é importante analisar como essa questão está interligada com os problemas de comunicação entre sua equipe e a falta de planejamento. Afinal, se um projeto foi mal planejado ou não possui uma comunicação adequada, o gestor não consegue identificar quem está sobrecarregado. Assim, ele não consegue atuar para melhorar o fluxo de trabalho de sua equipe.

Não realizar um levantamentos dos riscos que podem ocorrer durante a execução do projeto

Apesar de ser algo importantíssimo para se mapear durante o planejamento de um projeto, muitas vezes os riscos que podem ocorrer durante sua execução muitas vezes é ignorado. Isso é um problema, porque isso pode trazer diversos prejuízos, tanto financeiros, quanto temporais para o projeto.

Além disso, caso ocorra um problema que não foi mapeado, isso pode acarretar um abalamento da relação entre cliente e empresa. Por isso, é importantíssimo ter esses riscos sempre em vista. Afinal, isso evita que você abale a relação com seu cliente e, minimize os gastos necessários para contornar esses problemas.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro quais são alguns dos problemas enfrentados por gestores de projetos e como eles conseguem contornar eles.

Além disso, vale a pena contar com um software de gestão de projetos em sua empresa. Esse tipo de ferramenta é muito útil para acompanhar o andamento das entregas do seu time e também, monitorar como anda sua produtividade. Dessa forma, você consegue ter o que é importante para analisar se o seu time está sobrecarregado ou desmotivado.

Cadeia de Valor

Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui