Apesar de muito falado atualmente, o marketing ainda é pouco ou erroneamente explorado pelas empresas. Todo empreendedor, quando abre um negócio, foca quase que exclusivamente no produto ou serviço prestado. E só vão pensar no Marketing quando veem que os resultados obtidos não são aqueles que eles estavam esperando. Outro equivoco, é pensar que o Marketing irá resolver todos os problemas da sua empresa como, melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, em um único dia.

Neste primeiro post, você irá entender (de uma maneira mais geral) qual é a importância do marketing para as empresas. Quando ele surgiu, o que ele estuda, alguns mitos e por que hoje é quase impossível para as empresas viver sem ele. Mas antes de dar continuidade ao assunto, vamos definir o que é Marketing.

1. Definição

Todos os livros, artigos e posts que encontrei pela internet, tem uma definição diferente para o Marketing. A primeira definição que eu ouvi e que trago (em parte) comigo até hoje é:

“Marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.” 

Calma! Em nenhum momento eu falei que essa era a melhor definição, ou a mais certa, ou a que você deve usar em sua empresa. Ainda mais por que ela é a definição mais básica que tem. Focando no mundo dos negócios, o que você precisa entender da definição é, que o Marketing é tudo aquilo que empresa pode fazer pra efetuar uma venda.

E não estou falando somente das ações como uma promoção, ou uma propaganda. Estou falando de um passo antes disso, estratégias, táticas, planejamento, pesquisas. É entender como gerar valor, como efetuar uma venda, como ter lucro em uma negociação. É entender quais são as necessidades dos seus clientes e oferecer para eles o melhor produto/serviço. E é ai que vamos para a segunda definição:

Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Veja que essa segunda definição complementa a primeira e traz alguns pontos interessantes para a discussão.

  • Identificar. Enxergar as necessidades dos clientes e perceber como o seu produto pode atingi-lo da maneira mais eficaz possível
  • Antecipar. Estudar o comportamento dos clientes e prever como isso pode afetar, futuramente, a demanda do produto.
  • Satisfazer. Não uma única vez! Os clientes precisam sentir que o serviço prestado pela sua empresa gera algum benefício (satisfação) para ele.
  • Lucrativa. Ninguém cria uma empresa para fazer caridade. O ‘lucro’ é o objetivo principal e a sobrevivência de toda empresa.

Como o Marketing é bastante abrangente, existem outras definições mais específicas e mais completas, mas considero que os dois apresentados consigam explicar bem o que essa ciência faz.

2. História

Agora que você já compreende o que  o Marketing estuda, é interessante saber um pouco sobre como ele surgiu.

A Importância do Marketing - Revolução Industrial

O Marketing, ao contrario do que muitas pessoas pensam, apareceu para suprir uma necessidade econômica e administrativa das empresas e não da comunicação. Ele surgiu, pois as empresas precisavam entender como funcionava o mercado, precisavam estudá-lo. Mas por que? Que necessidade seria essa?

Ali por volta de 1830-40 o mundo sofreu uma grande mudança na forma de produzir novos produtos. Máquinas a vapor foram criadas, linhas de produção montadas e com isso a padronização de produtos na chamada  Revolução Industrial. Somado a isso, ocorreu  o aumento da população, a divisão do trabalho, a especialização da mão-de-obra, o surgimento das primeiras marcas e consequentemente, a Concorrência .

“O Marketing visa entender as necessidades, desejos e valores de um mercado e promover a satisfação dele de forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes.”

3. A Importância do Marketing

É pelo fato de existir a competição no mercado, que o Marketing é tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar comportamento, estudar concorrentes, monitorar marca, otimizar conversão, ser Top of Mind, pesquisar tendencias, planejar ações, são algumas das coisas que o Marketing pode fazer pela empresa.

E devido o Marketing ser uma ciência que estuda diversos segmentos do mercado, é muito comum ver o termo ‘marketing‘ associado a outras palavras que acabam criando novas áreas de estudo como:

Marketing 1.0/2.0/3.0 – Endomarketing – Geomarketing – Marketing Digital – Marketing Viral – Marketing de Guerrilha – Telemarketing  – Marketing online – Email Marketing – Marketing de Serviços – Marketing Politico – Marketing de conteúdo (Inbound Marketing) – Marketing direto – Mobile Marketing – Marketing Multi-nível – Marketing offline – Remarketing – Cross-Marketing – E tirando a palavra ainda temos:  Negociação – Comportamento – Gamefication – Assessoria – Visual Merchandising – Experiencia de usuário – Redes Sociais – Gestão de Marca entre outros.

A Importância do Marketing - Tag de palavras

Infelizmente muitas empresas ainda veem o Marketing de forma muito simplista e acreditam que fazê-lo se resume a distribuir flyers, fazer comercial, ter um site e enviar emails. Pode parecer exagero, mas enxergar  o Marketing dessa maneira, além de desperdício de recursos,  ao longo do tempo, pode culminar no fracasso de um empreendimento.

Também não estou dizendo que o Marketing é garantia de sucesso, mas que ele facilita a vida da empresa e diminui as chances de erro, isso sim. Como já comentado anteriormente, ele facilita a compreensão do mercado e implementação de ações, aumenta vendas e a lucratividade e identifica tendências para rápida adaptação.

Antes de atender um cliente é preciso entendê-lo. O marketing serve para isso. Lembre-se que o Sucesso da empresa é definido por quem compra o produto e não por quem o fabrica.

Abaixo você encontra um vídeo que gravei sobre o tema. Nele falo sobre competição, história do marketing no Brasil, alguns fundamentos básicos (4P), evolução e muito mais.

Sobre o Autor: Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado em Ciências da Computação Mackenzie e pós Graduado em Marketing e Comunicação Integrada pela Mackenzie, possui também MBA em Marketing Digital pela FGV. Wilson possui mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.