Infelizmente, muitas empresas não aplicam as melhores práticas de gestão em seu negócio e sofrem graves consequências por isso. Uma destas práticas é o SLM ou Gerenciamento de Nível de Serviço.
Quer descobrir o que é SLM e a importância dele para o seu negócio? Então continue lendo!
Afinal, o que é SLM?
SLM é a sigla para Service Level Management (ou Gerenciamento de Nível de Serviço, em português). O SLM nada mais é do que a gestão responsável do processo gerencial de planejar, negociar, definir, controlar e documentar o acordo de nível de serviço, o SLA.
Lembrando que o SLA define quais são as obrigações das partes envolvidas no negócio, a prestadora do serviço e aquela que contratou o serviço.
O SLM, assim como o SLA, faz parte de um dos frameworks mais adotados no mercado o ITIL, ou Information Technology Infrastructure Library. O ITIL é um conjunto de práticas que ajudam a instaurar e manter, dentro da empresa, a gestão de serviços de TI.
Qual utilidade do SLM?
O SLM é fundamental para o gestor de TI verificar se o SLA está sendo cumprido. Além disso, com os dados do Gerenciamento de Nível de Serviço é possível rever os SLAs.
Uma das etapas do Gerenciamento de Nível de Serviço é monitorar as métricas e KPIs do SLA, como por exemplo, tempo de resposta e disponibilidade da equipe.
Além disso, podemos listar como benefícios do SLM, por exemplo:
- melhorar o relacionamento e a comunicação com os clientes;
- gerar dados para uma melhor tomada de decisão por parte dos gestores;
- dimensionar as demandas do atendimento (disponibilidade, capacidade e performance);
- reduzir custos e fornecer insights para formação do orçamento;
- principalmente, gerenciar a expectativas dos clientes;
- e muito mais!
Como fazer Gerenciamento de Nível de Serviço?
Existem alguns pontos chaves para fazer um bom Gerenciamento de Nível de Serviço. Por exemplo:
- Atenção a definição dos SLAs
- Trabalhe com dados
- Avalie a qualidade do serviço
- Documente tudo
- Adote uma ferramenta
Atenção a definição dos SLAs
No artigo Help Desk – Se preparando para estabelecer um SLA demos diversas dicas para definir um SLA. Como por exemplo, entender a necessidade do cliente, definir os envolvidos, compreender a relevância do Tempo em qualquer SLA e muito mais!
Trabalhe com dados
Para estabelecer qualquer KPI a ser acompanhado é preciso respeitar certos preceitos. como por exemplo, se este indicador é SMART (aqueles que são Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Delimitados em um recorte de tempo).
Avalie a qualidade do serviço
Além de analisar o SLA, é preciso acompanhar a qualidade do serviço prestado e os níveis de satisfação dos clientes. Há diversas ferramentas para isso, como por exemplo, o NPS.
Documente tudo
Assim como o SLA, o Gerenciamento de Nível de Serviço também precisa ser muito bem documentado. É preciso registrar o que é feito, resultados obtidos, mudanças implantadas e as consequências disso.
Fazer Gerenciamento de Nível de Serviço requer inovar e aprender com as mudanças realizadas.
Adote uma ferramenta
Por conta da quantidade de etapas para determinar e monitorar os SLAs de uma empresa, o ideal é contar com um bom sistema de gestão de atendimento ao cliente. Como você pôde ver, fazer o gerenciamento de nível de serviço é uma ação que não pode ser feita em planilhas ou outras ferramentas imprecisas.
O Acelerato, sistema de help desk e gestão de projetos ágeis, é excelente para executar o SLM. Com ele, é possível definir prioridades e níveis de serviço, gerar relatórios sobre de violação de SLA, habilitar notificações sobre vencimento de SLAs e muito mais!
Conclusão
Percebe a importância de fazer o Gerenciamento de Nível de Serviço (SLM)? Então é hora de verificar a situação da sua empresa e levar sua gestão para um outro nível!
Gerenciar o SLM pode ser muito mais simples ao adotar uma ferramenta focada nos processos e na realidade da sua empresa. Atualmente, o Acelerato atende mais de 200 empresas de diversos portes e setores por todo o Brasil.