No post de hoje eu vou falar sobre um tema que tenho pesquisado e postado bastante em um dos blogs que eu alimento, que é sobre Help Desk. Mais do que isso, vou mostrar para vocês por que o ter um Help Desk Eficiente é Importante para empresa.

Sabemos que hoje em dia o Help Desk é muito além do simples suporte técnico. Hoje, ele tem a ver com relacionamento. Uma palavra que de uns tempos pra cá ganhou muita importância e vem sendo bastante utilizada pelas empresas.

Hoje em dia prestar um bom serviço para um cliente vai muito além de efetuar uma venda com um sorriso no rosto.

Até 20 anos atrás, entre 95 e 2000, estávamos vivendo o auge do capitalismo, nossa moeda estava valorizada, estávamos na era da bolha da internet (as pontocom), onde as empresas só tinha que se preocupar em “Vender! Vender! Vender!”

O tempo passou e, de 2000 a 2005, vieram novas empresas, novas tecnologias, novas formas de anunciar, mais concorrência, e então organizações começaram a focar num passo antes, dando mais atenção as necessidades dos clientes, o famoso Pré-Venda, entendendo a necessidade do cliente para vender o que ele “realmente precisa”, da maneira que ele precisa. Note que nessa época começava o tal do atendimento 1:1.

Depois surgiram as redes sociais, novas empresas, Cloud computing, Modelo SaaS de venda, Statups e aí as empresas começaram a pensar: “Como é que eu vou manter um cliente, quando eu tenho mais de 10 concorrentes vendendo produtos iguais ou melhores, ou mais baratos que o meu?

Já fiz todo um trabalho de necessidades do cliente, já adequei o meu produto para ele, já vendi e agora o que eu faço?

Fácil! Era hora de melhorar o Pós-Venda

E por que eu digo isso?
O Help Desk antigamente era visto como a parte final do relacionamento, e quando falamos em uma mesma frase final e relacionamento, dá um tom de coisa ruim né? Ainda mais por que quem entre em contato com o Help Desk?

Gente feliz, de bem com a vida? Claro que não! São pessoas que tem um problema e digo mais, que tem problemas com o seu produto o seu serviço!

Então a única saída foi esquecer esse final de relacionamento e entender que o atendimento Help Desk deveria ser visto como um novo relacionamento.

Por que Relacionamento novo é sempre bom! Os olhos brilham, dá um friozinho na barriga, agente toma cuidado com o que fala, existe respeito entre as duas partes e a gente só vê coisa boa no outro.

Pode parecer brincadeira, mas é esse o espirito aqui.
Algumas empresas já enxergaram isso e transformaram o seu Help Desk em um novo relacionamento com o cliente. Eles não o vêm como a parte final, mas sim como o começo, onde tudo é bom.

Essa é a principal Importância do Help Desk hoje em dia!

Mais do que “arrumar” o problema do usuário, o Help Desk precisa ser visto como uma oportunidade de fidelizar o cliente, de deixar ele feliz, e não mais estressado e nervoso.

Como eu disse: é muito mais do que um suporte técnico. E falando de forma mais rebuscada: O Help Desk significa “Antever os problemas e Surpreender os Clientes por meio de um atendimento eficiente”.

E só para elencar mais algumas coisas que a respeito da importância de uma área de Help desk eficiente. (Caso ainda não esteja convencido):

  • Ele trabalha com Retenção e Fidelização de clientes;
  • Você consegue criar uma base de conhecimento do mercado;
  • Consegue melhorar o seu produto ou serviço e tomar melhores decisões a partir de feedbacks;
  • Dá um tom mais profissional para seu negócio;
  • Você torna a comunicação com o seu cliente mais rápida;
  • Você pode separar por prioridades o problemas dos clientes e trabalhar com níveis de atendimento;
  • Entre outras coisas.

Espero que vocês tenham gostado e que a partir de agora entendam o quanto importante é o Help Desk para sua empresa. Deixo abaixo um vídeo referente a apresentação que fiz no meu trabalho sobre o tema e que basicamente contém tudo o que escrevi aqui só que em vídeo.

 

Lembre-se, cliente ruim não é aquele que reclama, Cliente ruim é aquele que não volta.

Use o Help Desk para se relacionar com seus clientes e transforme esses relacionamentos em negócios para sua empresa.

 

Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?

Deixe seu comentário mais abaixo.

Até a próxima!

Fonte: wilpersou.com.br