competencias

Os modelos tradicionais de gestão de pessoas percebem os funcionários das empresas de modo limitado, mas o quadro atual de alta competitividade tem indicado um superação necessária dessa visão, levando as instituições a buscarem formas mais amplas de aproveitamento dos trabalhadores, como a Gestão por Competências.

No passado, se menosprezou grande parte das qualidades individuais dos servidores e, inclusive, se ignorou quais habilidades eram necessárias às empresas, mas, hoje, os talentos, a criatividade, as vivências, além das qualidades técnicas, são cada vez mais desejados.

 
As competências, utilizadas como referência no modelo de Gestão por Competências, consistem, basicamente, de noções fundamentadas nos conhecimentos próprios e que são aplicáveis no dia a dia.

Esse conhecimento deve ser dinâmico, já que os diversos problemas que ocorrem são, muitas vezes, imprevisíveis. Nesse sentido, as habilidades comunicativas são essenciais, já que, em uma empresa, os problemas e as solução são sistêmicos. Também, é fundamental que se tenha conhecimento do cliente para o qual o serviço será prestado, pois, assim, haverá uma base para a orientação do trabalho que se realiza.

É importante notar que as competências necessárias são variáveis para cada empresa, e é grave que se analise quais são as características úteis ao sucesso da instituição.
 
A implementação da Gestão por Competências abarca uma série de ações. O Mapeamento de Competências consiste, basicamente, na identificação das capacidades de cada profissional.

A Avaliação das Competências se faz da observação sobre a complementaridade ou não das características do profissional com aquilo que é necessário à realização do seu serviço. O Plano para o Desenvolvimento de Competências trata do aperfeiçoamento e potencialização das qualidades úteis de cada um.

Implementar a Gestão por Competências é um processo de difícil realização, assim, para se aumentar as chances de sucesso, os benefícios proporcionados pelo Acelerato, uma ferramenta online de gestão de projetos, são muito aproveitáveis. O Acelerato permite a integração e agiliza a comunicação entre as áreas de Suporte e Desenvolvimento, simplificando e melhorando todo o processo.
 
Com a dinamicidade e alta competitividade do cenário empresarial, as qualidades dos funcionários vão se tornando cada vez mais importantes, sendo suas ideias, sua criatividade e seus talentos fatores diferenciais no mercado.

O Gerenciamento por Competências prevê esse quadro, de forma que deve ser implementado para se aumentar as chances do sucesso. Para se realizar tal mudança, as dificuldades são muitas, e o Acelerato pode facilitar e agilizar em muito esse processo.

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui