Gestão de pessoas é uma atividade estratégica nas empresas que ainda recebe poucos investimentos. Isso causa grandes prejuízos para os caixas das corporações e muitos nem se dão conta disso. Uma métrica fundamental de gestão de pessoas e custos é o Turnover.
Quer aprender o que é turnover e por que sua empresa perde dinheiro com um turnover alto? Então continue lendo.
Mas o que é Turnover?
Dentro da área de gestão de pessoas, um dos números que devem ser acompanhados de perto é o Turnover. Essa métrica calcula a rotatividade de funcionários, sejam pedidos de demissão ou quando a empresa dispensa o colaborador.
Quando grande parte do turnover for causado por pedidos de demissão é um sinal de alerta sobre o clima organizacional e a motivação dos colaboradores.
Como calcular o turnover?
O cálculo do turnover é bem simples:
Número de demissões + número de admissões/2 x 100
Número de funcionários ativos
Caso sua empresa possua um turnover acima de 5% é sinal de que há algo de errado.
Outra dica interessante é calcular o turnover por outros recortes além do total de funcionários. Muitas vezes, a empresa vai bem, mas há um setor onde o líder não está motivando os colaboradores ou cobrando demais deles. Em outros cenários, depois de certo tempo de casa, o profissional pode se sentir desmotivado por falta de crescimento e buscar sair da empresa.
Por que acompanhar o turnover?
O Turnover é um excelente indicador da saúde organizacional. Isso, pois perder funcionários prejudica (e muito!) a operação da empresa.
Há inúmeros gastos que podem ser evitados quando uma empresa tem a taxa de turnover sob controle. Por exemplo:
- Gastos com seleção e recrutamento;
- Gastos com treinamento;
- Operação prejudicada com a saída do funcionário;
- Custos pelo desligamento do funcionário (como direitos trabalhistas e indenizações);
- Custos médicos de funcionários;
Os perigos de altas taxas de turnover no call center
Em geral, um call center é uma das áreas com as maiores taxas de turnover. Porém, já vimos o quanto isso pode ser prejudicial a operação. Não naturalize esses números e busque formas de mitigar esse problema hoje mesmo.
Vale destacar que o alto turnover no call center afeta números importantes como satisfação de clientes, tempo de resposta, first call resolution e muitos outros. Isso, porque funcionários ainda em treinamento (ou recém-treinados) dificilmente vão performar tão bem quanto os mais experientes.
Formas de evitar uma taxa alta de turnover
Existem algumas ações que ajudam a manter as taxas de turnover sob controle. Por exemplo:
- Bom recrutamento e seleção;
- Ambiente de valorização do colaborador;
- Reveja processos;
- Plano de carreira;
- Rotina com feedbacks;
- Ofereça treinamentos;
- Esteja atento ao mercado;
- Esteja atento ao profissional que é líder imediato.
Agora vamos nos aprofundar em cada um destes pontos.
-
Recrutamento e seleção assertivos
Como já dissemos, o turnover é impactado também quando a empresa dispensa os funcionários. Muitos problemas dessa natureza poderiam ser evitados com um bom processo de recrutamento e seleção.
-
Ambiente de valorização do colaborador
Nem todo benefício precisa ser monetário, como por exemplo, horário flexível, descontos em produtos ou serviços entre outros. O importante aqui é aumentar a sensação de bem-estar dos colaboradores e a forma como eles enxergam a empresa.
Uma excelente forma de verificar a opinião dos funcionários com a empresa, é através de uma pesquisa de clima organizacional.
Ações de endomarketing devem ser muito bem pensadas para, de fato, motivar e engajar os funcionários.
-
Reveja processos
Muitas vezes, a causa da insatisfação dos colaboradores vem de processos mal pensados e morosos. O funcionário se sente amarrado e não vê o motivo de realizar tarefas de determinada maneira.
Colete feedbacks e sugestões sobre os processos internos e os que afetam os clientes. Além de um possível ganho de produtividade, os funcionários se motivam ao perceberem que a empresa está interessada em ouvi-los.
-
Plano de carreira
Muitas vezes o colaborador deixa uma empresa pois sente que na posição que está não conseguirá crescer. E neste caso não se trata apenas de salários, mas também de cargos e aprendizado.
Por isso, criar um plano de carreira onde o funcionário sinta que está evoluindo é fundamental para garantir sua satisfação.
-
Rotina com feedbacks
Quando o colaborador não possui feedback, ele fica no escuro sobre sua atuação. Lembre-se que o objetivo de um feedback é o crescimento do colaborador.
Uma empresa com rotinas de feedbacks, em todos os níveis hierárquicos, visa a qualidade do trabalho e que todos estejam com os mesmos objetivos.
-
Ofereça treinamentos
Outra atitude que mostra que a empresa se importa com a evolução dos colaboradores é oferecer treinamentos, sejam técnicos ou comportamentais.
Além disso, o próprio ganho de produtividade do funcionário que agora possui (exerce) uma nova competência já é um benefício para a empresa.
Descubra Como treinar sua equipe de Atendimento quando não há tempo para treinar.
-
Esteja atento ao mercado
Quando o mercado está aquecido o colaborador tem mais chances de trocar de emprego, quando insatisfeito. Fique atento se a remuneração e as atribuições dos cargo da sua empresa são compatíveis com o mercado.
-
Esteja atento ao profissional que é líder imediato
Já ouviu o ditado “Pessoas não abandonam seus empregos; elas abandonam seus chefes”? Pois muitas das vezes ele explica altas taxas de turnover quando se analisa certos departamentos ou setores em comparação a empresa toda.
A empresa pode não saber a diferença entre chefe ou líder, mas os colaboradores sabem. E vão buscar trabalhar com o segundo tipo.
Conclusão
A boa operação de qualquer empresa depende da motivação e participação dos colaboradores. Por isso, acompanhar o turnover é fundamental!
Agora que você sabe o que é turnover não há porque não acompanhar esse número. Tenha um time engajado e unido, e assim atenda seus clientes com excelência!
Quer receber as últimas novidades sobre atendimento? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.